Refugiados desembarcam em Nauru

Foto
Os refugiados do Tampa vão ficar temporariamente na ilha de Nauru Roslan Rahman/EPA

O primeiro grupo dos 670 imigrantes ilegais transportados pelo navio australiano de guerra "Manoora" já desembarcou na ilha de Nauru, depois da Austrália ter recusado a sua entrada no país. O grupo dos 670 clandestinos é constituído pelos ilegais resgatados pelo navio norueguês "Tampa" no mês passado e por um conjunto de indivíduos iranianos interceptados pela Marinha australiana.

Segundo a emissora de rádio australiana, cerca de cem refugiados já desembarcaram na ilha de Nauru. Os ilegais foram recebidos pelo Presidente da ilha, Réne Harris, que lhes deu as boas vindas, na presença da Alta Comissária das Nações Unidas para os Refugiados e membros da Organização Internacional das Migrações.O "Mannora" levava a bordo 670 imigrantes ilegais: 433, na sua maioria afegãos, que foram resgatados pelo navio norueguês Tampa e 237 iranianos, que foram interceptados pela Organização Internacional das Migrações.
Os refugiados vão ficar num campo, construído numa zona livre da ilha, noticia a AFP.
A ilha de Nauru aceitou receber os refugiados, depois de a Austrália ter ganho o recurso que interpôs no Tribunal Federal australiano. O Tribunal tinha deliberado inicialmente que os refugiados deveriam regressar à Austrália, mas o Governo de Camberra recorreu da decisão e ganhou o recurso.
A ilha de Nauru vai acolher temporariamente estes refugiados, em troca da ajuda australiana num valor de dez milhões de dólares (onze milhões de euros).

Sugerir correcção
Comentar