Morreu o pintor Balthus

Foto
"Raro e discreto, raro e secreto" é como o escritor Claude Roy caracteriza Balthus e o seu trabalho DR

O pintor francês Balthus morreu hoje na Suíça aos 92 anos. Desaparece um artista distante das modas, que apresentava um tendência realista, suspensa no tempo.

Balthazar Klossowski de Rola, conhecido como Balthus, nasceu em Paris a 29 de Fevereiro de 1908 no seio de uma família de origem polaca ligada ao meio artístico e literário.A sua infância foi passada entre Berlim, Berna e Genebra regressando depois a Berlim e finalmente a Paris.
Autodidacta, com apenas 12 anos realizou uma série de desenhos que foi editada em 1921 com prefácio do poeta Rainer Maria Rilke.
"Raro e discreto, raro e secreto", foi o modo como o escritor Claude Roy descreveu Balthus numa obra editada em 1996. Afastado das modas, Balthus teve uma carreira que mereceu grande reconhecimento em todo o mundo, culminando com uma retrospectiva da sua obra realizada em 1984 em Paris e Nova Iorque.
O seu trabalho mostra uma composição geométrica meticulosamente calculada, deixando no ar uma sensação de estranhamento, entre vigília e sono, como uma sensação de tempo suspenso que petrifica a acção no seu movimento.
Balthus vivia na Suíça num "chalet" no cantão de Valdo onde preservava cuidadosamente a sua intimidade.
Uma exposição retrospectiva da obra de Balthus está agendada para Veneza no palácio Grassi, para o próximo Outono, noticia a AFP.

Sugerir correcção
Comentar