Espanhol Francisco Umbral recebe o prémio Cervantes 2000

Foto
Francisco Umbral é cronista do "El Mundo" DR

O prémio literário Miguel de Cervantes 2000, no valor de 90 mil euros (18 mil contos), foi hoje entregue ao escritor espanhol Francisco Umbral, anunciou a ministro da Cultura espanhola, Pilar del Castillo.

Francisco Umbral foi distinguido "pelo conjunto da sua obra que contribuiu para o enriquecimento da herança literária hispânica", declarou o presidente do juri, o académico Victor García de la Concha."Umbral é um criador da linguagem, difícil de imitar", acrescentou, citado pela AFP.
Nascido em 1935, Francisco Umbral, escritor e jornalista, é um autodidacta que já publicou 80 livros, entre os quais "O Filho de Greta Garbo", "O Giocondo" e "Trilogia de Madrid".
Cronista incisivo nas páginas do diário "El Mundo", Francisco Umbral já tinha sido distinguido por diversas vezes pela sua obra literária, nomeadamente com o Prémio Príncipe das Astúrias, em 1996.
O prémio Miguel de Cervantes, em homenagem ao célebre escritor de "Don Quixote" (1547-1616), é considerado como o Nobel das letras hispânicas e começou a ser atribuído em 1976. O vencedor do ano passado foi o escritor chileno Jorge Edwards.

Sugerir correcção
Comentar