Colisão de comboios na Alemanha liberta gás tóxico

Foto
A colisão provocou a explosão do vagão-cisterna que transportava um desinfectante AFP

Um choque de comboios de mercadorias na Alemanha provocou ontem à noite uma fuga de gás tóxico nas imediações das localidades de Bad Muender e de Hameln, na Baixa-Saxónia. Os cerca de 250 habitantes tiveram de ser evacuados da zona, mas já regressaram às suas casas.

Já foi encetada uma investigação para determinar as causas do acidente, que ocorreu cerca das 21h00 locais (19h00 de Lisboa) numa via férrea de sentido único, mas em que circulavam dois comboios em sentidos opostos. Os maquinistas foram os únicos feridos do acidente.

Um dos comboios transportava um vagão com produtos desinfectantes. Uma substância denominada de epiclorhidrina, transportada no interior do contentor, acabou por explodir e provocou uma nuvem de fumo e gases altamente tóxicos que punham em perigo a população. O gás, mais pesado que o ar, ficou a pairar junto ao solo até que os bombeiros o conseguiram neutralizar.

Os habitantes de Bad Muender foram autorizados a regressar às suas casas esta manhã, tendo os bombeiros levantado o estado de alerta. Todos os riscos estão postos de parte, disseram os bombeiros.

Sugerir correcção
Comentar