Barco naufraga nas Astúrias com portugueses a bordo. Tripulantes resgatados

Embarcação contava com 12 pessoas a bordo, cinco dos quais portugueses que se encontram "todos bem de saúde".

Foto
O barco naufragado tinha o nome de Gure Uxua Marine Traffic

Um barco de pesca galego naufragou esta sexta-feira com 12 pessoas a bordo, cinco das quais portuguesas, ao largo da costa das Astúrias, no Norte de Espanha. Na tripulação encontravam-se portugueses e espanhóis, tendo todos sido resgatados por um helicóptero, noticia o Faro de Vigo. À agência Lusa o cônsul de Léon diz que os portugueses estão "todos bem de saúde": "Estão todos bem. Apresentavam sintomas de hipotermia e estão no hospital apenas por precaução", afirmou Eduardo Pereira.

Os resgatados apresentavam sintomas de hipotermia mas sem aparente gravidade. A Voz de Galicia diz que o naufrágio foi de tal maneira rápido que algumas das pessoas a bordo não tiveram tempo de vestir o colete salva-vidas.

O acidente ocorreu a cerca de 50 milhas (mais de 80 quilómetros) da costa de Luarca, na região das Astúrias, que se encontra em alerta laranja devido à forte ondulação. Quando o helicóptero chegou ao local encontrou uma balsa vazia, tendo detectado pouco depois uma segunda embarcação transportando todos os 12 tripulantes, diz a Voz de Galicia. Ao todo foram deslocados para o local dois helicópteros e três embarcações.

Sete dos sobreviventes estão a ser transportados por helicóptero para o porto de El Musel, em Gijón, e os restantes cinco foram resgatados por uma embarcação e estão a caminho do porto galego de Viveiro.

O Gare Uxua, nome da embarcação afundada, é um barco de pesca de atum, com 19 metros de comprimento, tendo sido construído em 1997. No passado mês de Dezembro tinha já sido rebocado por problemas no motor.

Sugerir correcção
Comentar