João Rodrigues falha a regata das medalhas por dois pontos

No golfe, Ricardo Melo Gouveia melhorou o desempenho do primeiro dia, numa jornada tranquila para Filipe Lima.

Foto
João Rodrigues é um dos velejadores que voltam a competir nuns Jogos Olímpicos Foto: Peter Andrews/Reuters

O velejador português João Rodrigues falhou o apuramento para a regata das medalhas, na vela. O porta-estandarte português no Rio 2016 terminou no 11.º lugar da classe RS:X e ficou a um lugar de integrar o grupo de velejadores que, no domingo, vão lutar por uma medalha.

Nesta sexta-feira, na Marina da Glória, João Rodrigues, na sua sétima participação olímpica, ficou em quarto lugar na 10.ª regata, 12.º na 11.ª e sétimo na 12.ª e derradeira regata da categoria RS:X.

O "azar" dos descontos

Com uma classificação por pontuação directa, João Rodrigues estaria apurado para a regata final, mas, com o desconto feito à pior regata de cada velejador, João Rodrigues fica com mais dois pontos do que o espanhol Ivan Pastor Lafuente (o objectivo é somar o mínimo de pontos possível). Tal como com Gustavo Lima em Pequim 2008 - ficou fora do pódio graças aos pontos retirados à pior regata de cada velejador -, os descontos "tramam" os portugueses e João Rodrigues fica, desta forma, fora da "medal race", igualando o 11.º lugar que conseguiu em Pequim 2008 e melhorando o 12.º lugar de Londres 2012.

Outros portugueses na vela

Jorge Lima e José Costa começaram bem a sua participação na vela, na classe 49er. A dupla portuguesa está em segundo lugar na classificação geral, fruto de dois quartos lugares nas duas primeiras regatas.

Ainda na vela, Sara Carmo e Gustavo Lima não tiveram um bom dia. Na classe laser radial, Sara Carmo fez 30.º nas duas regatas desta sexta-feira e está no 28.º lugar da classificação. Já Gustavo Lima fez uma boa primeira regata (11.º), mas o 28.º lugar na segunda regata do dia deixou-o no 18.º lugar da geral.

Melo Gouveia em recuperação no golfe

No golfe, Ricardo Melo Gouveia recuperou de um primeiro dia menos positivo e terminou o segundo dia de golfe olímpico no grupo dos oitavos classificados, com 68 pancadas (três abaixo do par). Já José Filipe Lima ficou no grupo dos 22.ºs classificados, com 70 pancadas (uma abaixo do par). Na classificação geral, apenas uma pancada separa os dois portugueses: Filipe Lima está no grupo dos 18.ºs, com 140 pancadas, enquanto Melo Gouveia segue com 141 pancadas. Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar