Outros destaques olímpicos: Fiji no topo e um raro empate

Se não ficou acordado para a jornada nocturna dos Jogos Olímpicos, tem aqui o essencial do que se passou.

Foto
Vatemo Ravou festeja a primeira medalha da histórias das Fiji PHILIPPE LOPEZ/AFP

E vão 22 medalhas de ouro para Phelps

No Rio de Janeiro, Michael Phelps continua a fazer história e conquistou a sua quarta medalha de ouro nestes Jogos Olímpicos (22.º título e 26.º pódio na sua carreira nos Jogos). Só falta uma para cumprir integralmente o seu objectivo, como conta o Tiago Pimentel, um dos enviados do PÚBLICO ao Rio de Janeiro.

Um raro empate na natação

Além de Phelps, a jornada nocturna da natação ficou ainda marcada por um raro empate. Nos 100m livres femininos, Simone Manuel e Penny Oleksiak terminaram empatadas em primeiro o percurso em 52,70s e estabeleceram um novo recorde olímpico. Houve duas medalhas de ouro e dois hinos.

Foto
REUTERS/David Gray

“Não sou a próxima Bolt ou Phelps. Sou a primeira Biles”

A norte-americana Simone Biles provou na quinta-feira à noite que é mesmo a melhor ginasta da actualidade e uma das melhores de sempre. Depois de vencer a prova all-around, Biles recusou comparações com outros fenómenos olímpicos: “Não sou a próxima Usain Bolt ou Michael Phelps, sou a primeira Simone Biles”. Se quiser ficar a conhecer melhor o percurso desta ginasta que já é comparada a Nadia Comaneci, pode ler este texto

Primeiro ouro de sempre das Fiji

Há mais uma nova nação a fazer parte do grupo das que têm medalhas em Jogos Olímpicos. A selecção de râguebi sevens conquistou a primeira medalha (e logo de ouro) nos Jogos Olímpicos para as Ilhas Fiji, derrotando na final a Grã-Bretanha por 43-7 no Estádio de Deodoro, no Rio de Janeiro. 

Telma Santos entra a perder no badminton

O torneio olímpico de badminton começou da pior maneira para Telma Santos: na primeira partida do Grupo E da competição individual feminina, a portuguesa foi batida por 2-0 diante da chinesa Li Xuerui, número três do ranking mundial. A portuguesa volta a competir nesta sexta-feira.

Chinês Ma Long ganha ténis de mesa

O chinês Ma Long revalidou o título olímpico de singulares de ténis de mesa, ao vencer na final o seu compatriota Jike Zhang por 4-0. Desde que o ténis de mesa faz parte do programa olímpico, a China conquistou sempre o título olímpico em singulares masculinos. O bronze foi para o japonês Jun Mizutani, que derrotou o bielorrusso Vladimir Samsonov por 4-1.

Nadadora chinesa Chen Xinyi com doping

A nadadora chinesa Chen Xinyi, que ficou em quarto lugar nos 100 metros mariposa nos Jogos Olímpicos, chumbou no teste de anti-doping, noticiou a agência oficial Xinhua, que cita a federação de natação da China. 

Foto

Refugiados: Felizes como símbolos, desiludidos como atletas

O Marco Vaza falou com Yusra Mardini, uma das atletas que fazem parte da equipa de refugiados. Eles estão no Rio, são conhecidos, e também gostavam de ser conhecidos pelas suas proezas atléticas, como os próprios admitem. E gostavam de ter tido mais tempo para se prepararem.

Foto
A síria Yursa Mardini com o treinador REUTERS/Michael

E ainda

João Rodrigues aproxima-se da regata das medalhas

A natação portuguesa não quer esperar mais 28 anos

 

Guia útil

Veja aqui o calendário completo

Saiba os resultados de todas as provas

Medalheiro: Quem vai à frente?

Sugerir correcção
Comentar