México, Coreia do Sul e Alemanha na rota de Portugal nos "quartos" do futebol

Portugal foi a primeira equipa a apurar-se para os quartos-de-final do torneio olímpico futebol. Nesta quarta-feira joga com a Argélia. O técnico Rui Jorge recusa falar em medalhas

Foto
A selecção portuguesa foi a primeira a apurar-se para os "quartos" do torneio olímpico de futebol GONZALO FUENTES/Reuters

A selecção portuguesa foi a primeira a garantir a presença nos quartos-de-final do torneio olímpico de futebol. Depois de duas vitórias (2-0 com a Argentina e 2-1 com as Honduras), a equipa lusa defronta nesta quarta-feira a Argélia, em Belo Horizonte (13 horas locais, 17 horas em Portugal continental), numa partida em que Portugal definirá o seu adversário na fase seguinte.

Os bons resultados da equipa portuguesa não fazem o técnico Rui Jorge entrar em euforias, que insiste em pensar num jogo de cada vez e recusa, para já, falar em medalhas.

"Independentemente do resultado [do Jogo com a Argélia] estaremos nos quartos-de-final, mas, se vencermos, ficaremos no primeiro lugar do grupo. Claro que estamos mais próximos, mas não adianta estar a falar nas medalhas, sem antes fazer este jogo", afirmou o seleccionador aos jornalistas antes do último treino antes da partida com a Argélia.

Para o técnico “a ideia é sempre ganhar” e, neste caso, o jogo desta quarta-feira representa chegar ao primeiro lugar”. “É o que queremos, mesmo que não seja o mais satisfatório em termos logísticos”, acrescentou. Caso Portugal termine no primeiro lugar do grupo, terá de se mudar para Brasília, em vez de manter-se em Belo Horizonte.

O Grupo D, que Portugal lidera com 6 pontos, seguido por Argentina e Honduras com 3, cruza com o Grupo C para os quartos-de-final. Neste momento, este grupo é liderado pela Coreia do Sul e México, campeão em título, ambos com quatros pontos, seguidos pela Alemanha com 2. Coreia do Sul e México são, pois, adversários prováveis, fique Portugal em primeiro ou em segundo no seu grupo. Não se deve, porém, excluir a forte possibilidade de a equipa treinada por Rui Jorge encontrar a Alemanha na fase seguinte.

Os alemães não conseguiram melhor que dois empates frente ao México (2-2) e contra a Coreia do Sul (3-3), mas nesta quarta-feira defrontam as ilhas Fiji (última do grupo com zero pontos), enquanto México e Coreia do Sul se batem pelo primeiro lugar. Se a Alemanha ganhar e um dos líderes deste grupo perder, ou até se México e Coreia empatarem e os germânicos conseguirem uma vitória volumosa, é provável que Portugal, se ficar em primeiro do seu grupo, venha a encontrar a Alemanha nos quartos-de-final.

O defesa Tiago Ilori mostra-se muito confiante na equipa portuguesa. “Sentimos que o nosso trabalho está a dar frutos. Estamos a mostrar a nossa qualidade. Conseguimos dois bons resultados, fomos a única equipa a conseguir duas vitórias nos dois primeiros jogos. Estamos habituados à pressão e sabemos lidar com ela. Vamos com o objectivo de ganhar e vamos esperar depois para saber qual será o nosso adversário na próxima fase”, disse o defesa-central em declarações ao site da FPF.

Sugerir correcção
Comentar