Pouille é o mais novo nos quartos-de-final de Wimbledon

Jovem francês eliminou Bernard Tomic num encontro de cinco sets.

Foto
Toby Melville/Reuters

Lucas Pouille chegou a Wimbledon sem nunca ter vencido um encontro em relva no circuito principal, sem nunca ter derrotado um cabeça de série em torneios do Grand Slam e sem nunca ter triunfado num encontro em cinco sets. Após a jornada desta segunda-feira de Wimbledon, o francês de 22 anos pode orgulhar-se de ter ultrapassado estas barreiras. Pouille está nos quartos-de-final do Grand Slam britânico, após derrotar Bernard Tomic (19.º cabeça de série), por 6-4, 4-6, 3-6, 6-4 e 10-8.

“Claro que estou muito contente e emocionado com esta vitória”, reconheceu um exausto Pouille (30.º mundial). O melhor tenista francês da geração de 90 teve ainda de lidar com uma lesão no pé direito, no início do segundo set, mas continuou a lutar e acabou por ser Tomic (19.º) a quebrar fisicamente. Pouille vai encontrar o vencedor do duelo entre os checos Tomas Berdych, finalista em 2010, e Jiri Vesely, cujo quinto set foi adiado para terça-feira por falta de luz.

Em contraste, Andy Murray está pelo nono ano consecutivo nos quartos-de-final de Wimbledon, depois de ultrapassar o sempre perigoso Nick Kyrgios. A resistência do australiano durou até servir a 5-6, quando sofreu o break fatal. A partir daí, Murray dominou o encontro, que venceu, por 7-5, 6-1 e 6-4. Segue-se o francês Jo-Wilfried Tsonga, que viu o seu compatriota Richard Gasquet abandonar no sétimo jogo (4-2, 40-0).

Roger Federer ganhou o 306.º encontro em torneios do Grand Slam — só Martina Navratilova fez igual —, ao eliminar Steve Johnson (29.º), por 6-2, 6-3 e 7-5. O suíço vai disputar os quartos-de-final com Marin Cilic (13.º), vencedor do Open dos EUA de 2014, que vencia (6-1, 5-1), quando beneficiou da desistência de Kei Nishikori.
Milos Raonic (7.º) venceu pela primeira vez um encontro depois de estar com dois sets de desvantagem, e eliminou David Goffin (11.º), por 4-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-4. Um lugar nas meias-finais será decidido entre o canadiano e Sam Querrey (41.º), que venceu Nicolas Mahut (51.º), por 6-4, 7-6 (7/5) e 6-4.

No torneio feminino, as irmãs Williams selaram a passagem aos quartos. Serena dominou Svetlana Kuznetsova, por 7-5, 6-0; Venus tornou-se na mais velha quarto-finalista de Wimbledon desde Martina Navratilova, em 1994, ao vencer Carla Suarez Navarro, por 7-6 (7/3), 6-4. 

Sugerir correcção
Comentar