Slimani arrisca castigo entre dois a dez jogos de suspensão

Conselho de Disciplina da FPF avança com processo contra o avançado argelino do Sporting.

Foto
AFP

Islam Slimani arrisca um castigo que pode variar entre os dois e os dez jogos de suspensão, dependendo de como decorrer o processo disciplinar instaurado contra ele pelo Conselho Disciplinar (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica devido a uma agressão do argelino ao médio grego Samaris durante um jogo da Taça de Portugal. Este processo foi divulgado nesta quarta-feira pela secção não profissional do CD em comunicado, o mesmo em que é referido que os autos da queixa do Sporting contra vários jogadores do Benfica, respeitante ao mesmo jogo, foram arquivados.

Os “encarnados” recorreram a imagens televisivas para sustentar a queixa, enquadrando o sucedido entre o argelino e o grego no artigo 139.º respeitante a “ofensas corporais graves a jogadores”. “O jogador que agrida fisicamente outro jogador antes, durante ou após o jogo, é sancionado com suspensão a determinar entre 2 a 10 jogos”, pode ler-se no ponto 1 do artigo 139.º do Regulamento Disciplinar da FPF.

Pouco depois de ter sido conhecida a decisão do CD, o Sporting reagiu pela voz de Octávio Machado, director dos “leões” para o futebol. Em conferência de imprensa, Octávio falou de “dois pesos e duas medidas” por parte deste órgão da FPF. “A secção profissional [do CD] arquivou tudo o que era matéria denunciada pelo Sporting, a secção não profissional [que se debruça sobre as partidas da Taça de Portugal] arquivou-nos e levantou um processo disciplinar ao jogador Slimani. O Sporting não concorda, é matéria que vai ter os seus trâmites em termos de recursos. Não aceitamos dois pesos e duas medidas. Os castigos não podem depender da cor das camisolas”, defendeu Octávio na sua intervenção.

Octávio referia-se, não apenas ao arquivamento divulgado, mas também à decisão da secção profissional do CD, anunciada a 19 de Janeiro, de não dar seguimento à reclamação do Sporting sobre o arquivamento por parte da Comissão de Instrução e Inquéritos da queixa “leonina” sobre “factos alegadamente agressivos” por parte de jogadores do Benfica nos jogos do campeonato. Durante a conferência, Octávio mostrou várias imagens em que jogadores do Sporting terão sido vítimas de agressão por parte de ateltas benfiquistas.

O director de futebol “leonino” questionou ainda a legitimidade da participação feita pelo Benfica e que motivou este processo disciplinar. Para além de referir que, na queixa, “Slimani é referido como jogador do Nacional”, Octávio disse também que há uma incongruência no que diz respeito ao momento do jogo em que aconteceu a agressão. “É sinal de que estamos a incomodar. Há quem o queira afastar e não é de agora. É um jogador em foco, a entregar-se ao jogo e isso não pode virar-se contra ele. Só há uma entidade que faz queixas, em mais nenhum jogo deste campeonato ninguém fez queixa de ninguém”, acrescentou.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários