Zuckerberg explicou porque usa sempre uma t-shirt cinza mas também falou de coisas sérias

Co-fundador do Facebook respondeu a perguntas dos utilizadores num evento público.

Foto
Facebook

Mark Zuckerberg recebeu mais de nove mil perguntas no evento aberto à comunidade do Facebook Q&A with Mark. Durante pouco mais de uma hora, o CEO da rede social respondeu de microfone na mão a uma pequena fracção das perguntas que recebeu mas deu para saber um pouco mais sobre Zuckerberg e o futuro do Facebook.

“Hoje [quinta-feira], o Q&A cobriu perguntas sobre o Messenger, alcance orgânico, os nossos esforços de conectividade na Internet.org e o que pensamos sobre construir coisas novas. Estas são questões importantes para a nossa comunidade, e eu estou feliz por termos chegado a discuti-las”, concluiu Zuckerberg num post publicado na sua página no Facebook sobre o evento em que participaram online milhares de utilizadores da rede social e dezenas de outros que estiveram frente-a-frente com o CEO na sede da empresa.

Ao norte-americano foi perguntado porque forçou os utilizadores a descarregarem a aplicação do Messenger para conversarem online. Zuckerberg explicou que na sua opinião uma aplicação “consegue concentrar-se em fazer uma só coisa e bem”. "Provavelmente enviamos mensagens a pessoas 15, 20 vezes por dia, e ter de ir a uma app e esperar que ela descarregue e, em seguida, passar por uma data de passos para chegar às suas mensagens ou enviar uma mensagem causa muito atrito", admitiu. Mas Zuckerberg afirmou que assim os utilizadores têm uma “experiência melhor” durante as conversações. "Talvez não tenhamos lidado com isso tão bem quanto poderíamos, em termos de transição", acrescentou.

“O que pode ser feito para ter mais mulheres na tecnologia?”. Zuckerberg diz que o apoio para as mulheres entrarem na ciência, tecnologia, engenharia e matemática deve começar cedo para que as raparigas não se auto-excluam destas áreas. “A razão pela qual as raparigas não vão para ciência computacional é porque não há raparigas em ciência computacional… é preciso quebrar o ciclo”. Essencialmente “há uma falta de modelos” a seguir. Para quebrar o ciclo, diz que é necessário um “esforço esmagador” e que isso é “responsabilidade de todos”.

Alguém questionou Zuckerberg se não considerava que o Faecbook pode vir a tornar-se aborrecido, cheio de fotografias e vídeos. “O meu objectivo nunca foi fazer o Facebook uma coisa cool. Não sou uma pessoa cool e nunca tentei sê-lo. O nosso modelo para o Facebook nunca foi tentar torná-lo particularmente excitante quando é utilizado. Apenas queremos torná-lo útil”, argumentou.

Quanto aos conteúdos mais visíveis nos feed de notícias do utilizador, o presidente-executivo da empresa sublinhou que o aspecto da rede social está dependente do conteúdo que os utilizadores partilham. "Há cinco anos atrás, a maior parte do Facebook era texto, e se andarmos cinco anos para a frente, provavelmente a maior parte dele vai ser vídeo, só porque é cada vez mais fácil captar imagens vídeo dos momentos da sua vida e partilhá-lo", disse.

E criar o Facebook, houve muitos obstáculos? "Quando estava a começar, não queria construir uma empresa e eu não sabia nada sobre criar empresas", explicou Zuckerberg. "A única coisa que me levou a ultrapassar tudo e que penso que leva muitos também a ultrapassar são as pessoas à nossa volta. As empresas que têm mais fundadores são mais propensas a ter um resultado positivo, e uma das razões para isso acho é que é realmente muito difícil, sozinho, fazer qualquer coisa como isto".

Zuckerberg falou também do filme A Rede Social, de 2010, de David Fincher, baseado na história do co-fundador do Facebook. Ao contrário do que o filme transparece, que a ideia para criar a rede social foi atrair mulheres, o CEO considera que o perfil criado para a personagem principal, supostamente Zuckerberg, foi “doloroso”. "Não passei muito tempo a pensar sobre o filme", observou. "Penso que a realidade é que escrever um código e depois criar um produto e uma empresa não é uma coisa fascinante o suficiente para fazer um filme, por isso pode imaginar-se que muita coisa teve que ser embelezada ou fabricada”.

E a pergunta que muitos seguidores de Zuckerberg quiseram fazer teve finalmente resposta. Porquê uma t-shirt cinza todos os dias? Além de admitir que tem várias na mesma cor, argumentou que isso lhe poupa tempo na hora de escolher o que vestir. "Estou nesta posição de muita sorte, onde acordo todos os dias para ajudar e servir mais de mil milhões de pessoas, e sinto que eu não estou a fazer o meu trabalho se gastar a minha energia em coisas tolas e frívolas", contou. "Mesmo que isso soe ridículo essa é a minha razão para vestir uma t-shirt cinza todos os dias."

Sugerir correcção
Ler 2 comentários