Google lança alerta para proteger contas de ataques de phishing

Password Alert lança alerta sempre que o utilizador colocar a sua password num site que não seja uma página de login da conta no Google.

Foto
O Google indica que 2% das mensagens enviadas para o Gmail têm como objectivo levar os utilizadores a avançarem as suas passwords Reuters/Google

O Google acaba de lançar a funcionalidade Password Alert (alerta de palavra-passe), uma extensão do Chrome gratuita e em open source, que pretende proteger as contas dos utilizadores do motor de busca de ataques de phishing e reforçar a necessidade de criar diferentes passwords de acesso para cada site.

Segundo dados do Google, avançados na sua página, são enviados diariamente vários milhões de e-mails de phishing, uma estratégia utilizada por hackers para roubar informações dos utilizadores de sites, por exemplo. Estes ataques podem ser bem-sucedidos em 45% dos casos, sendo que perto de 2% das mensagens enviadas para o Gmail têm como objectivo levar os utilizadores do serviço de correio electrónico do motor de busca a avançarem as suas passwords de acesso a serviços ou páginas online através de esquemas fraudulentos.

Instalada a Password Alert, o utilizador passa a receber um alerta sempre que colocar a sua password num site que não seja uma página de login da conta no Google e que exista o risco de ser alvo de um ataque de phishing.

No passo seguinte, o utilizador deve actualizar a sua password para evitar uma tentativa de entrada na sua conta.

“Esta mensagem protege-o de ataques de phishing e ainda o encoraja a utilizar diferentes passwords para diferentes sites, a prática de segurança mais eficaz”, sublinha a empresa em comunicado.

Sugerir correcção
Comentar