EUA lançam sanções económicas contra hackers estrangeiros

Presidente norte-americano quer punir quem atente informaticamente contra a segurança, estabilidade económica e diplomacia do país.

Foto
Obama anunciou sanções económicas ao regime norte-coreano em resposta ao ataque informático à Sony Pictures Win McNamee/Getty Images/AFP

Barack Obama emitiu uma ordem executiva que determina a aplicação de sanções económicas contra indivíduos ou grupos fora dos Estados Unidos que lancem ataques informáticos contra a segurança, a estabilidade económica e a diplomacia do país.

A decisão foi anunciada esta semana pela Casa Branca. “A ordem executiva autoriza o secretário do Tesouro, em colaboração com o procurador-geral e o secretário de Estado, a impor sanções a indivíduos ou entidades que desenvolvam actividades ciber-criminosas que criem uma ameaça significativa à segurança nacional, diplomacia, ou saúde económica ou estabilidade financeira dos Estados Unidos”, indica o Presidente norte-americano em comunicado.

Este é o passo mais recente tomado pelo governo de Washington depois do ataque informático lançado em Novembro do ano passado contra a Sony Pictures e que, após investigações iniciadas pelo FBI, levaram a acusações contra a Coreia do Norte. Segundo avançou James B. Comey, director do FBI, em Janeiro último, os hackers foram “desleixados” e não disfarçaram as suas moradas da Coreia do Norte ao entrar nos servidores do estúdio.

“Em quase todos os casos, [os hackers] usaram servidores proxy para disfarçar de onde vinham ao enviar os emails e ao postar os comunicados. Mas por várias vezes tornaram-se desleixados e, quer porque se esqueciam ou por causa de um problema técnico, ligavam-se directamente e podíamos ver que os IP que usavam eram usados exclusivamente pela Coreia do Norte”, disse Comey, citado pela revista Wired

No início do ano, Obama anunciou mesmo o reforço das sanções económicas ao regime norte-coreano em resposta ao ataque informático à Sony Pictures. Também através de uma ordem executiva, o chefe de Estado norte-americano confirmou “uma resposta às acções e políticas provocativas, desestabilizadoras e repressivas do Governo da Coreia do Norte, particularmente o seu ciber-ataque destrutivo e coercivo à Sony Pictures”. Na resposta à decisão presidencial, a Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de “inveterada repugnância e hostilidade” em relação ao país.

Após o anúncio da ordem executiva desta quarta-feira, o coordenador do departamento de ciber-segurança da Casa Branca, Michael Daniel, explicou aos jornalistas que foi considerado necessário exercer uma maior autoridade sobre este tipo de crime e criminosos. “Isto permite-nos ter uma ordem executiva com foco directo em actividades preocupantes que partam da Coreia do Norte ou de qualquer outra jurisdição”.

O responsável, citado pela CNN, reforçou que a ordem executiva vai abrir portas a uma forma de actuar mais coordenada e certeira contra “o pior do pior, contra os actores mais perigosos no exterior” quanto a ataques informáticos.

Sugerir correcção
Comentar