Cortana da Microsoft vai estar disponível nos aparelhos iOS e Android

Empresa estará a desenvolver uma versão actualizada da assistente pessoal digital.

Foto
Kevork Djansezian/Getty Images/AFP

A Microsoft está a trabalhar numa versão avançada da sua assistente pessoal digital Cortana, que pode ser usada com comandos de voz e está disponível para os telemóveis com Windows há cerca de um ano. A nova versão vai integrar o Windows 10, com chegada prevista para este Outono, e depois está previsto que Cortana tenha uma versão em aplicação móvel para smartphones e tablets iOS e Android.

O plano de colocar Cortana em aparelhos de empresas rivais, neste caso a Apple e a Google, bem como a actualização da assistente pessoal não foram confirmadas pela Microsoft publicamente, mas segundo fontes próximas do projecto Einstein, não identificadas pela Reuters, a Microsoft está a trabalhar nestes dois planos.

A assistente digital Cortana é uma das grandes novidades do Windows 10. Numa demonstração em Janeiro deste ano, o vice-presidente da Microsoft, Joel Belfiore, mostrou como a assistente foi capaz de responder a perguntas do que parecia ser uma conversa informal, de mostrar uma previsão meteorológica quando Belfiore lhe perguntou se precisaria de um casaco, e surgiu, sem ser chamada, com informação adicional sobre o restaurante cujo site Belfiore estava a consultar.

Não é certo que a Cortana chegue ao mercado português. A versão para telemóveis só foi lançada nos EUA, China e Reino Unido, e as versões para Espanha, França, Itália e Alemanha ainda estão numa fase inicial de testes.

Inspirada na personagem feminina de inteligência artificial do videojogo Halo da Xbox, Cortana recebe instruções através de comando de voz para realizar buscas na Internet no smartphone, criar dados na agenda do utilizador, estabelecer alarmes, enviar mensagens, iniciar chamadas no momento ou agendadas ou abrir o Facebook ou o Twitter.

A assistente pessoal digital consegue antecipar as necessidades do utilizador através das operações que este já realizou e da informação contida nos seus emails ou lista de contactos. A partir de uma espécie de histórico que se vai criando com a sua utilização, a Microsoft indica que a resposta do sistema vai ficando melhor.

As suas rivais Google e Apple anteciparam-se no lançamento de produtos semelhantes, com os dispositivos Android a utilizarem o Google Now e os iOS a oferecerem a Siri.

Sugerir correcção
Comentar