João Magueijo, um cientista director por um dia do PÚBLICO

Todos os dias o jornal é planeado de manhã numa reunião de editores e directores. Mas o jornal que está a ser preparado nesta quarta-feira é bem diferente do habitual. João Magueijo é o director convidado.

Fotogaleria
O director por um dia, João Magueijo, e a directora Bárbara Reis Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Os directores e editores na reunião desta manhã Rui Gaudêncio
Fotogaleria
O plano do jornal para quinta-feira. Em vez das habituais 48 páginas, serão 112 Rui Gaudêncio
Fotogaleria
João Magueijo ouve os editores sobre os planos para o dia Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Uma equipa maioritariamente feminina, comentou o director por um dia Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos

“Mas há alguma coisa mais importante do que os linces?” A reunião de editores do PÚBLICO, onde diariamente se prepara o jornal, começou um pouco mais tarde do que é habitual nesta quarta-feira: 10h15 da manhã.

João Magueijo, professor de Física Teórica no Imperial College, no Reino Unido, é director por um dia — no dia em que o PÚBLICO prepara uma edição especial que assinala os seus 25 anos. Cada editor explica o que há de importante, até ver, na agenda: novas medidas de combate ao terrorismo em debate no Parlamento, cimeira sobre interligações energéticas entre a Península Ibérica... Quando se menciona a libertação de mais dois linces ibéricos em Mértola, o cientista reclama, entre risos: “Prioridade aos linces!”

João Magueijo, que nas últimas semanas foi debatendo com a directora Bárbara Reis as mais variadas propostas para o jornal de aniversário, já confessou que gostava de ter vestido um pouco mais o fato de “tirano por um dia”. O jornal de amanhã será muito diferente, arrasou-se com o grafismo habitual, não haverá secções (Portugal, Economia, Mundo...), em vez das tradicionais 48 páginas, os leitores terão 112, o tema transversal é o Tempo... há até lugar para uma “história do universo”, 13 mil milhões de anos de história, e mais não se desvenda para já. Mas, mesmo assim, algumas ideias radicais do físico acabaram por não se concretizar. Por isso, insiste João Magueijo, que agora já não está a planear por telefone ou email, está na sala de reuniões do PÚBLICO, em Lisboa: “Linces à primeira página!”

Ao fim da manhã, há textos para editar e várias páginas ainda para fazer. Magueijo arregaça (literalmente) as mangas da camisa e mergulha no que já está pré-paginado.

Na edição de quinta-feira, no papel e no online, haverá espaço para muitos tipos de tempo: um bloco para o “tempo de tudo”, outro para o “tempo de agora” e outro ainda para o “tempo das últimas 24 horas”, o tal com as notícias do dia — linces e o que mais marcar a actualidade.

Há textos, reportagens e entrevistas dos convidados de Magueijo — entre os quais Marina Cortês, cosmóloga, investigadora do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa que agora trabalha também no Real Conservatório de Edimburgo; e Alexandre Melo, crítico de arte, curador e ensaísta.

Há também um presente do arquitecto Álvaro Siza, uma História aos quadradinhos (ou rectangulozinhos) aberta à interpretação de quem os aprecie, e uma selecção de 25+1 momentos em que o tempo acelerou ou regrediu no último quarto de século.

No site, publicamos o vídeo Um dia normal, que tem 1440 minutos, tantos quantos aqueles que cabem em 24 horas.

Na sexta, o Ípsilon escreve sobre The Clock, de Christian Marclay. E no sábado a Fugas dá uma volta ao mundo em 27 dias. No domingo a revista 2 entrevista 11 portugueses “fora do tempo”, escolhidos pelo físico Carlos Fiolhais, e antecipa, pela voz de 22 especialistas, Portugal em 2040. E há mais. Mas vamos dando notícias.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários