DGS alerta para risco de sarampo em viagens ao estrangeiro

Foto
A vacinação é gratuita e pode ser feita nos centros de saúde Paulo Ricca

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um comunicado a alertar para o risco de pessoas não vacinadas contraírem sarampo em viagens ao estrangeiro, perante os surtos da doença em vários países europeus, bem como noutras partes do mundo.

A DGS sublinha que o “sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave ou mesmo a morte”, estando em Portugal controlada “porque a grande maioria das pessoas está imune por vacinação ou por ter tido a doença”.

No entanto, a DGS alerta que ocorrem, neste momento surtos de sarampo em países europeus como a Alemanha e a Itália, sendo que a doença é frequente em África e na Ásia. “Na Europa, também a Espanha, a França e a Inglaterra, entre outros, têm registado surtos/epidemias de sarampo nos últimos cinco anos, em crianças, adolescentes e adultos [com milhares de casos internados e com mortos]”, acrescenta a nota divulgada no site da DGS.

Nesse sentido, os portugueses são aconselhados a terem cuidados redobrados em viagens para fora do país, sendo que se consideram protegidas contra o sarampo as pessoas que tiveram sarampo ou que possuem, com menos de 18 anos, duas doses de vacina contra o sarampo (VASPR2), ou que com 18 anos ou mais tenham recebido uma dose de vacina contra o sarampo (VAS3 ou VASPR).

"Se vai viajar para o estrangeiro, recomenda-se que, preferencialmente 4 a 6 semanas antes da viagem, certifique-se que está correctamente vacinado", reforça a DGS, lembrando que a vacinação é gratuita e pode ser feita nos centros de saúde.

Sugerir correcção
Comentar