Passos apresentou sete novos secretários de Estado

Presidente da República aceitou mudanças governamentais durante a habitual reunião das quintas-feiras. Posse será amanhã, sexta-feira, à tarde

Foto
Passos apresentou seis novos secretários de Estado

Seis secretários de Estado substituídos e uma nova secretaria criada e ocupada por um deputado do CDS-PP. Este é o resultado da remodelação governamental feita por Pedro Passos Coelho e aceite, esta quinta-feira à tarde, pelo Presidente da República.

Seis secretários de Estado substituídos e uma nova secretaria criada e ocupada por um deputado do CDS-PP. Este é o resultado da remodelação governamental feita por Pedro Passos Coelho e aceite, esta quinta-feira à tarde, pelo Presidente da República.

A tomada de posse dos novos governantes está marcada para amanhã, sexta-feira, pelas 17h, no Palácio de Belém. O comunicado do gabinete do primeiro-ministro afirma que todos os secretários de Estado que deixam o cargo o fazem a pedido dos próprios.

O lugar do até aqui secretário de Estado da Administração Local Paulo Júlio, que se demitiu na sequência de um processo judicial, vai ser ocupado por Ana Rita Gomes Barosa. Licenciada em Economia, fez carreira na banca, entre o BPA – Banco Português do Atlântico e, sobretudo, o BES – Banco Espírito Santo. Era coordenadora do Departamento de Gestão de Poupança do BES e administradora da ESAF – Espírito Santo Activos Financeiros, SGPS e de diversas subsidiárias do grupo BES.

Para o lugar de Pedro Silva Martins, secretário de Estado do Emprego, foi escolhido Pedro Roque, actual deputado do PSD com lugar na Comissão Parlamentar da Segurança Social e Trabalho, é líder dos TSD – Trabalhadores Social Democratas. Foi secretário-geral adjunto da UGT, tendo a seu cargo os pelouros da saúde, educação e segurança social. Licenciado em História, foi deputado na Assembleia Municipal de Almada, cabeça de lista do PSD à Câmara de Almada em 2005, onde até 2009 foi vereador sem pelouro.

Carlos Nuno Oliveira deixa a Secretaria de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, sendo substituído por Franquelim Garcia Alves. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL), é desde Fevereiro do ano passado gestor do Compete, entidade do QREN responsável pela gestão do programa de incentivos e apoios à competitividade da economia portuguesa.

Fez parte da administração da SLN – Sociedade Lusa de Negócios, accionista do BPN, como responsável da área não-financeira até Outubro de 2008 – por altura da intenção do Governo socialista de nacionalizar o banco. Antes disso, fora presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP). O currículo da Franquelim Alves inclui ainda passagens, como administrador, pela Lusomundo, Jerónimo Martins, Cinveste, PT SGPS e PT Multimédia. Foi também secretário de Estado Adjunto do ministro da Economia do XV Governo Constitucional, com a tutela das áreas da energia, telecomunicações, inovação e qualidade.

A centrista Cecília Meireles deixa a pasta da Secretaria de Estado do Turismo, que é agora assumida pelo até aqui deputado do seu partido Adolfo Mesquita Nunes. Eleito em 2011, o jovem deputado notabilizou-se por ser crítico da política orçamental do Governo e por ser um defensor da redução da despesa pública. Pertencia à Comissão Parlamentar de Acompanhamento do Programa da Troika. Licenciado em Direito e mestre em Ciência Política, Adolfo Mesquita Nunes foi chefe de gabinete do ministro do Ambiente e Planeamento de Território do Governo de Santana Lopes.

Confirma-se igualmente a saída de Daniel Campelo, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, tendo sido convidado para o seu lugar Francisco Gomes da Silva, que já era assessor do gabinete de Assunção Cristas. Licenciado em Engenharia Agronómica e doutorado em Agronomia, é professor auxiliar no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, onde exerce investigação nas áreas da Economia Agrária, Análise de Projectos, Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural.

Também do superministério do Ambiente, da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território sai o secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, entrando para o seu lugar Paulo da Silva Lemos. Licenciado em Direito, é vogal do conselho directivo da Agência Portuguesa do Ambiente, desde há um ano, responsável pelas áreas das alterações climáticas, qualidade do ar, produtos químicos, licenciamento ambiental, instrumentos de gestão ambiental e Laboratório de Referência para o Ambiente.

O ministério de Assunção Cristas recebe uma nova secretaria de Estado, a da Alimentação e da Investigação Agro-Alimentar, que é entregue a Alexandre Baptista Vieira e Brito, ex-director-geral da Autoridade Sanitária Veterinária e também da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária. Licenciado em Medicina Veterinária na Universidade Técnica de Lisboa, é mestre em Produção Animal pelo Instituto Agronómico do Mediterrâneo de Saragoça, e doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar