Perfil de Francisco Gomes da Silva

Com 49 anos, Francisco Gomes da Silva irá substituir Daniel Campelo na Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. Professor no Instituto Superior de Agronomia, a sua área de investigação tem incidido sobretudo na economia agrária.

Gomes da Silva era, desde 2011, assessor da ministra da Agricultura, Assunção Cristas. Defensor da competitividade do sector agrícola, que, em parte, passa por uma aposta no regadio, tem vários trabalhos publicados na área do desenvolvimento rural.

Mas a seu cargo terá também as florestas e a conservação da natureza. No gabinete deixado por Campelo encontrará um diploma que tem gerado polémica: a lei da arborização, que pretende desburocratizar o processo de licenciamento destas acções. E que alguns acusam de abrir a porta à expansão do eucalipto.

Numa recente entrevista à Renascença, sublinhou que, para se ser agricultor, não basta “voluntarismo”, é preciso ter conhecimentos. E daí a importância de se acompanhar quem quer agora lançar-se neste sector, alertando que, “em agricultura, as modas são perigosas”.

Na mesma linha, no Congresso do Milho, que terminou nesta quinta-feira, em Lisboa, defendeu uma ideia inédita: a certificação do utilizador de água, uma forma de garantir que o agricultor usa a água eficientemente. Pois “não rega quem quer, rega quem sabe”, disse.


 

Sugerir correcção
Comentar