Perfil de Paulo Lemos

Aos 49 anos, Paulo Lemos, o novo secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, soma um longo currículo na área do ambiente, tendo ocupado posições diversas em diferentes governos do PSD.

Esteve ligado tanto ao ressurgimento do movimento ambientalista nos anos 1980 – foi um dos fundadores da associação GEOTA – como da nova política ambiental, que tomou impulso na mesma década.

Esteve na Comissão Nacional para o Ano Europeu do Ambiente, no antigo Instituto Nacional do Ambiente, na Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território de Lisboa e Vale do Tejo.

Foi assessor do ministro Carlos Borrego e, mais tarde, do secretário de Estado Jorge Moreira da Silva, actual vice-presidente do PSD. Paulo Lemos desenvolveu parte do seu trabalho na área internacional, tendo passado seis anos na Representação Permanente de Portugal em Bruxelas, antes de ser chamado para o gabinete de Assunção Cristas, em 2011.

Era, actualmente, subdirector-geral da Agência Portuguesa do Ambiente – entidade que agora tutelará. Nas últimas semanas, o seu nome estava a circular como provável substituto do inspector-geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, que se demitiu em Dezembro.

Sugerir correcção
Comentar