Cavaco critica salários baixos e pede investimento aos empresários

O crescimento económico do país tem dois responsáveis, segundo o Presidente: empresários e trabalhadores.

Foto

Os empresários portugueses não devem "atrasar-se" a investir porque o país está em "rota de crescimento". Mas salários baixos não ajudam à competitividade do país, voltou a afirmar esta sexta-feira o Presidente da República.

Cavaco Silva, que dedica o dia ao Alentejo, com uma visita agendada ao Centro de Café em Campo Maior, congratulou-se com os dados revelados pelo Banco de Portugal sobre o crescimento económico, mas sublinhou que é preciso que os empresários portugueses invistam, não se atrasem a fazê-lo e olhem para mercados fora da Europa mas também para o interior do país.

“Os empresários portugueses que não se atrasem nas decisões de investimento, que não se atrasem a olhar para mercados que estão para além da União Europeia. Têm que investir e remunerar adequadamente os seus colaboradores”, disse o Chefe de Estado.

A posição do Presidente sobre os salários baixos tem sido repetida ao longo dos últimos meses. Esta sexta-feira, Cavaco Silva também disse que há países com salários mais baixos do que o nosso. E concretizou que, em oposição, a "qualidade, inovação, criatividade e qualidade dos recursos humanos" são as váriáveis que podem ajudar Portugal a competir com outros mercados.

“Já disse e repito, Portugal não encontrará, certamente, a sua competitividade nos salários baixos. Existem muitos outros países, mesmo da Europa, mas também fora da Europa, com salários mais baixos dos que se praticam em Portugal”, afirmou o Presidente.

A "rota de crescimento" que Cavaco elogiou tem, segundo o próprio, dois principais responsáveis: os empresários portugueses e os trabalhadores.

Já da parte da tarde, em Arronches, o Presidente voltou a desafiar os jovens para experiências na agricultura e na pecuária, definindo o interior do país como uma boa aposta "para pôr de pé iniciativas lucrativas para o país". Portugal, disse, não é "apenas uma faixa do litoral, no interior há riquezas que não são bem conhecidas dos portugueses e que vale a pena conhecer".

Acompanhado ao longo dia pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, Cavaco inaugurou também uma clínica veterinária e, depois, visitou a freguesia de Esperança. Foi aí que apelou à união dos portugueses e a uma “maior compreensão dos poderes centrais” para o investimento no interior “profundo” do país, nomeadamente no próximo quadro comunitário.


 


 

 

 
 

   

Sugerir correcção
Comentar