Facebook lança Riff, uma app para criar vídeos com os amigos

Ideia é desafiar amigos a colaborarem com os seus próprios vídeos e criar uma espécie de projecto colectivo sobre um determinado tema.

Foto
A Riff é a mais recente app criada pelo Facebook Creative Labs e foi idealizada e concretizada fora do horário de trabalho da equipa da rede social Facebook

Os vídeos podem tornar-se virais e autênticos fenómenos online. Foi o que se passou com o desafio do balde de água gelada, que começou nos Estados Unidos e se alastrou a quase todo o mundo, e que levou a que as redes sociais ficassem inundadas de pequenos vídeos de pessoas molhadas em nome de boas causas ou por puro divertimento. O Facebook tem estado atento a estes casos e acabou de lançar uma aplicação móvel (app) que permite a colaboração de amigos na rede social na criação de um vídeo.

A nova app chama-se Riff e foi lançada na quarta-feira em 15 línguas, incluindo o português, para os sistemas iOS e Android.

Através desta app, pode criar-se um vídeo com até 20 segundos de duração. No passo seguinte cria-se um título ou um tópico para acompanhar o vídeo e dar o mote para quem se segue. O vídeo é partilhado através da app, sendo em seguida enviada uma notificação aos amigos do utilizador que criou a primeira curta a convidá-los para contribuirem com os seus próprios vídeos, que depois são adicionados às primeiras imagens criadas. Os amigos dos amigos recebem a mesma notificação e o desafio pode acabar por chegar a centenas de pessoas.

A Riff é a mais recente app criada pelo Facebook Creative Labs e foi idealizada e concretizada fora do horário de trabalho da equipa da rede social. Quem o diz é Josh Miller, gestor de produto no Facebook, que apresenta o que chama de “ferramenta criativa para criar vídeos com amigos”.

Miller explica que um “curto vídeo pode tornar-se um projecto inventivo entre círculos de amigos que pode ser partilhado no Facebook, ou em qualquer lugar na Internet, em qualquer momento”.

Antes de Riff, o Facebook Creative Labs já tinha lançado apps como Rooms, uma aplicação que permite a criação de pequenas “salas” virtuais nos aparelhos móveis onde se podem partilhar ideias e opiniões sobre tópicos específicos. O utilizador que criou a “sala” de conversação, que é personalizável, pode convidar depois outros a entrar.

Para trás também já ficou o lançamento de Slingshot, uma app que permite o envio de imagens que se autodestroem após poucos segundos. A Slingshot permite partilhar mensagens de vídeo e de fotografia.

Sugerir correcção
Comentar