Samsung vai lançar televisão “inteligente”

Empresa sul-coreana quer ser menos dependente do software do Google.

Foto
Novo aparelho será apresentado na próxima semana, em Las Vegas REUTERS/Edgar Su/Files

A Samsung Electronics fez nesta quinta-feira o primeiro anúncio de 2015: a empresa sul-coreana vai produzir televisões “inteligentes” equipadas com o seu sistema doméstico Tizen, com o objectivo de se tornar menos dependente do software do Google.

A primeira televisão inteligente Tizen, que pode ligar-se à Internet, será apresentada na próxima semana na cidade norte-americana de Las Vegas, na Feira Internacional de Electrónica de Consumo.

“A construção da nossa plataforma inteligente com base no Tizen representa um passo em direcção a um sistema integrado mais inovador e inteligente”, disse o vice-presidente-executivo da Samsung, Lee Won-Jin, num comunicado citado pela AFP.

“A Tizen não vai apenas enriquecer a experiência actual dos nossos clientes em termos de diversão, mas também desbloquear um enorme potencial de entretenimento doméstico no futuro”, acrescentou.

A Samsung, que é líder mundial na tecnologia de smartphones, está a colaborar com a norte-americana Intel para desenvolver a plataforma Tizen, baseada no Linux, um sistema operativo gratuito que pode ser adoptado por qualquer fornecedor. O objectivo da empresa sul-coreana é reduzir a sua dependência do sistema operacional Android, do Google.

A plataforma Tizen vai incluir vários aparelhos: desde telemóveis a electrodomésticos ou máquinas fotográficas.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários