Um novo desastre

A América, a França do sr. Hollande e a Inglaterra de Cameron fariam melhor se tratassem do problema em casa.

Obama não aprendeu nada com as guerras de Bush. A invasão do Iraque foi uma tragédia sem conserto. A guerra do Afeganistão um fracasso patético, que só serviu para radicalizar uma parte importante do Paquistão.

Na Síria, a América interveio com cuidado, e com o acordo da Rússia, mas mesmo assim acabou por produzir o exército de guerrilheiros hoje conhecido por Estado Islâmico. Entretanto, estas proezas criaram um caos político, de que não se vê bem o fim. Bush entregou o Iraque aos xiitas do Irão, que preparam uma bomba atómica e eram o seu inimigo por excelência no Médio Oriente. Os sunitas do Iraque atacam o governo da Síria e ocupam já vários campos de petróleo a norte de Bagdad. E o EI decapita e massacra as pequenas seitas (e são muitas, desde os yazidis aos cristãos).

Perante isto, Obama sabendo perfeitamente que a América não o seguirá na terceira guerra do Iraque (e talvez também na Síria), resolveu liquidar o EI com “drones” e aviões clássicos, sem pôr um soldado no terreno. Uma ideia absurda porque nunca se ganhou uma guerra sem infantaria e ocupação. O EI aprenderá depressa a evitar os gastos da ofensiva aérea e a proteger as suas actividades. Tarde ou cedo, Obama terá de desistir dessa guerra asséptica, ou voltará aos métodos tradicionais ou levará a tenda para mais verdes pastagens. O que seria o fim da América, como a maior potência mundial. Ouvindo o que dizem os generais de Bush em 2014 sobre a falta de método e de objectivos, não custa a acreditar que esta nova aventura também não se distinga pela lucidez política e militar.

Ainda por cima se a “coligação de vontades” de Bush tinha uma certa coerência (e acabou por se constatar que não tinha muita), a “coligação de vontades” do Presidente Obama não tem nenhuma. A Turquia, uma peça essencial, ficou de fora. A “Europa” (excepto como de costume a Inglaterra) foge de responsabilidades. A dezena de Estados muçulmanos que entraram na manta de farrapos congeminada por Obama, quando não se odeiam entre si, odeiam fraternalmente a América; e a sua “vontade” é a de aproveitar a “coligação” para os seus fins próprios, doa a quem doer. A América, a França do sr. Hollande e a Inglaterra de Cameron, onde se recrutaram à volta de 10.000 combatentes do EI, fariam melhor se tratassem do problema em casa, em vez de se armarem em polícias do mundo, coisa que ninguém lhes pediu ou agradece.

Sugerir correcção
Comentar