Presidente fica sozinho na junta do centro histórico do Porto

Autarca diz que vai "aguardar serenamente" o desenrolar dos acontecimentos

Foto
António Fonseca está debaixo de fogo Paulo Ricca/Arquivo

Os eleitos do PS e dos restantes partidos na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória anunciaram que vão entregar os pelouros que lhes tinham sido atribuídos no executivo depois de o movimento dirigido por Rui Moreira retirar a confiança política ao presidente da junta eleito por esta lista, António Fonseca. Os socialistas dizem ainda que irão contribuir para “a revogação dos poderes” delegados em Fonseca.

Em comunicado emitido esta segunda-feira, os socialistas garantem estar solidários “com os motivos que levaram o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a retirar a confiança política ao presidente desta junta de freguesia e que radicam em atitudes de gestão e em opções políticas à margem dos compromissos programáticos livremente assumidos”.

Detentores de vários pelouros, no âmbito do acordo pós-eleitoral celebrado entre o PS e o movimento independente, os socialistas garantem agora que “entregam os seus pelouros e deixam de acompanhar politicamente o actual presidente da junta de freguesia, entendendo que as posições que assuma a partir deste momento apenas o comprometem pessoalmente”. O PS garante ainda que “contribuirá para a revogação dos poderes delegados ao presidente da junta de freguesia nos termos legais em vigor”.

O movimento de Rui Moreira retirou a confiança política a António Fonseca na semana passada, alegando quebra de “lealdade e solidariedade” do autarca. Posteriormente, o CDS-PP, que apoiou a lista independente, e o PSD apelaram à demissão de Fonseca e, soube-se esta segunda-feira à noite, vão tembém entregar os pelouros. O autarca garante, contudo, que irá “aguardar serenamente” o desenrolar dos acontecimentos e “fazer o que ainda for possível fazer”. Esta terça-feira há reunião do executivo da união de freguesias.

Sugerir correcção
Comentar