Semapa lança OPA sobre si própria e paga com acções da Portucel

Operação de troca visa aumentar free float da Portucel e deverá culminar com saída da Semapa de bolsa.

A Semapa anunciou esta segunda-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre as suas próprias acções, oferecendo como contrapartida acções da Portucel, empresa que controla em 81%.

Com esta operação de troca, a Semapa pretende racionalizar as participações da companhia na Portucel, aumentando o free float desta última, que é de apenas 19% do respectivo capital social, para cerca de 46%, considerando as acções próprias.

Se a operação for amplamente aceite pelos accionistas, a Semapa, cotada no PSI 20, deverá sair de bolsa, disse ao PÚBLICO fonte oficial da empresa maioritariamente controlada pelo empresário Pedro Queiroz Pereira.

A proposta de aquisição e troca de acções foi anunciada pela Sodim, que detém 54,498% do capital da Semapa, empresa que por sua vez controla 75,85 do capital da Portucel. Excluídas as acções próprias da Portucel, os direitos de voto sobem para 81%.

A proposta de troca, de livre aceitação pelos accionistas, terá de ser aprovada pela assembleia geral da Semapa, marcada para 23 de Junho, de forma a garantir a redução do capital da companhia de 106.510.000 euros para o montante mínimo de 58.048.076 euros por extinção de acções próprias a serem adquiridas no âmbito da oferta.

De acordo com a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), cada titular que aceite a oferta receberá 3,40 acções da Portucel por cada acção da Semapa de que seja titular, com arredondamento para o número inteiro imediatamente inferior.

Os termos de troca anunciados representam uma mais-valia de cerca de 12% face à cotação da Semapa nos últimos seis meses, adiantou a fonte oficial da empresa.

Se conseguir comprar as acções que a Sodim e entidades consigo relacionadas não controlam, o capital da Semapa deverá passar de 106,5 milhões para 58,48 milhões de euros, anulando o capital disperso.

A empresa assume que “o actual capital social da Semapa pode ser reduzido em montante equivalente ao respectivo free float, sem que daí resultem inconvenientes para a sociedade, para a sua actividade ou para a sua situação financeira (…)”.

Na proposta endereçada à assembleia geral, a Sodim sustenta que a operação "se traduzirá na substituição de uma situação de free float reduzido tanto na Semapa como na Portucel, agravado pela circunstância duplicadora resultante do principal activo da Semapa ser precisamente a participação superior a 80% dos direitos de voto na Portucel, por uma nova situação de concentração na Portucel de um maior free float, com as inerentes vantagens para todos os accionistas".

A assembleia geral da Portucel também terá de votar a actual proposta da Semapa. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários