Fisco alerta para mensagem falsa no acesso ao site das Finanças

Mensagem gerada por software malicioso pede “número do cartão” e código do portal da AT.

Foto
A administração fiscal aconselha os utilizadores a verificarem se o antivírus está actualizado Nuno Ferreira Santos

Embora pareça ser uma mensagem do site oficial da AT – contendo até a frase “Bem-vindo ao Portal das Finanças” – a janela em causa é “gerada por software malicioso que foi instalado nos computadores dos utilizadores”, aparecendo no ecrã quando um contribuinte navega no site do fisco, explica a AT numa nota divulgada nesta terça-feira.

No aviso aos contribuintes, a AT faz uma reprodução da mensagem fraudulenta, cujo objectivo passa por “convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação” no site. Na janela, que o fisco pede para ser ignorada, pede-se ao contribuinte que índique o “número do cartão”, o código de segurança e uma qualquer data de validade.

As Finanças sublinham que “em caso algum” essas informações devem ser fornecidas, porque a “mensagem é falsa”. A AT recomenda que os utilizadores verifiquem se têm o antivírus actualizado e que confirmem “junto da fonte sempre que, através de mensagens electrónicas ou sites da Internet, seja pedida qualquer acção ou interacção”.

Não é a primeira vez que as Finanças alertam para situações semelhantes. Ainda no ano passado chegou a circular um email fraudulento, assinado por um falso “chefe de Finanças” não identificado, a avisar o contribuinte de que tinha dívidas por regularizar. O objectivo do email passa exactamente por levar os utilizadores a carregarem numa ligação, instalando, sem darem conta, software malicioso.

Mas houve mais. O Portal das Finanças tem, desde o início de Fevereiro, um novo design na sua homepage (idêntico ao do portal do e-factura) e uma nova área dedicada ao IRS. Só que alguns meses antes, em Novembro, a AT viu-se obrigada a esclarecer os contribuintes de que nada mudara no site. Isto porque um email anunciava então um “Novo Portal das Finanças Online”, que não deveria ser confundido com o verdadeiro portal da AT. Nos seus emails oficiais, indica sempre o nome do contribuinte a quem se dirige e o respectivo Número de Identificação Fiscal (NIF).

Sugerir correcção
Comentar