Exportações do sector metalúrgico com o melhor ano de sempre em 2014

Com um crescimento de 8,9%, as vendas até Novembro ascenderam a 12,7 mil milhões de euros.

Foto
Exportações caíram 0,5% no último trimestre de 2012 Paulo Ricca

As exportações de produtos metalúrgicos e metalomecânicos subiram 8,9%, para 12,7 milhões de euros, de Janeiro a Novembro. Mesmo sem os dados relativos a Dezembro, já é possível concluir que 2014 foi o melhor ano de sempre para as exportações do sector.

O ritmo de crescimento das vendas em Novembro, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pela associação de industriasi do sector, é superior ao acumulado dos 11 meses, já que o crescimento atingiu os 10,5%, quando comparado com o mesmo mês de 2013.

Em valor, as exportações de Novembro totalizaram cerca de 1190 milhões de euros.

“Mais uma vez, comprova-se que o sector metalúrgico e metalomecânico está em crescente desenvolvimento e ascensão, reafirmando-se como pilar fundamental para o progresso e inovação nacional”, destaca Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP – a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal.

Em comunicado, o responsável refere que “as vendas do sector para o exterior continuam a representar uma enorme fatia das exportações do país, com a Europa como principal mercado receptor”.

O mercado europeu continua a ter uma grande expressão nas exportações do sector, correspondendo a um peso relativo de 71,3%, em Novembro de 2014.

O sector metalúrgico e metalomecânico engloba actividades tão diferentes como a metalurgia, a cutelaria e louça metálica, máquinas e equipamentos, fabrico de peças técnicas utilizadas, por exemplo no sector automóvel, entre outros.

Sugerir correcção
Comentar