Fisco esclarece que não tem um novo site

Finanças alertam para mensagem de divulgação de um portal que pode confundir os contribuintes.

Foto
A Autoridade Tributária e Aduaneira não fez alterações ao seu site Fernando Veludo/NFACTOS

Quem recebeu um email a anunciar um “Novo Portal das Finanças Online” não deve confundi-lo com o Portal das Finanças. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) publicou um esclarecimento a alertar os contribuintes para o facto de estar a circular uma mensagem dando conta de um site cujo nome é semelhante ao do fisco.

Num curto esclarecimento de duas frases publicado na área de apoio ao contribuinte, o fisco informa que “a mensagem e o site em causa são estranhos à AT, não constituindo assim um serviço prestado pela Autoridade Tributária e Aduaneira”. O site referido “não deve ser confundido com o ‘Portal das Finanças’”, avisa a AT.

Embora não o refira no aviso agora colocado no site, a Autoridade Tributária frisava, noutras ocasiões, que a AT indica sempre nos emails oficiais o nome do contribuinte e o Número de Identificação Fiscal (NIF).

Este ano, um email falsamente atribuído à AT avisava o destinatário a regularizar supostas dívidas ao fisco. A mensagem era assinada por um “chefe de Finanças” sem rosto e incitava o contribuinte a carregar num link onde se lia em letras maiúsculas “Download factura electrónica”. O objectivo da mensagem passava por levar a pessoa a descarregar e a instalar software malicioso.

Notícia corrigida às 17h36: A Autoridade Tributária e Aduaneira não se refere a uma mensagem fraudulenta, apenas esclarece que a “mensagem e o site em causa são estranhos à AT”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários