BPI fecha a perder 9,05% em bolsa

Acções regressaram à negociação depois de o Caixabank ter desistido da OPA.

Foto
Os títulos do banco liderado por Fernando Ulrich tinham sido suspensos de negociação na manhã de quinta-feira Rafael Marchante/Reuters

As acções do BPI fecharam esta sexta-feira a perder 9,05%, um dia depois de o Caixabank, que é o maior acionista do banco português, ter anunciado a desistência da oferta pública de aquisição que lançara em Fevereiro passado.

Os títulos do banco liderado por Fernando Ulrich tinham sido suspensos de negociação na manhã de quinta-feira por decisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O supervisor do mercado pediu esclarecimento ao banco catalão depois de a assembleia geral do BPI, na quarta-feira, ter recusado a desblindagem dos estatutos do banco português, condição para que a OPA fosse em frente.

O Caixabank emitiu um comunicado ao final da tarde de quinta-feira, a anunciar a desistência da oferta, e os títulos do BPI regressaram pela manhã à negociação, revelando logo uma tendência de queda. Por volta das 9h30 acumulavam uma perda superior a 3%, mas este indicador subiu para mais de 6% ao final da manhã desta sexta-feira e para mais de 7% ao início da tarde. Acabou por fechar com um recuo de 9,05% para 1,1450 euros.

No comunicado em que revela ter desistido da OPA, o Caixabank anuncia também que irá entrar numa fase de "análise das alternativas estratégicas disponíveis no que diz respeito à sua participação no BPI".

Notícia actualizada com novas cotações às 17h10

Sugerir correcção
Comentar