Agora também temos o Pinóquio-rex

Nova espécie de tiranossauro de focinho muito comprido deu origem à criação de um novo grupo destes dinossauros carnívoros bípedes.

Ilustração científica de dois tiranossauros da nova espécie Qianzhousaurus sinensis a caçar uma presa Chuang Zhao
O crânio do novo tiranossauro Junchang Lü

O T-rex, ou Tyrannosaurus rex, é um dos dinossauros mais conhecidos. Mas agora também temos o "Pinóquio-rex", a alcunha que os cientistas deram a um novo tiranossauro de focinho alongado que viveu há 66 milhões de anos na Ásia e foi encontrado numa obra de construção civil perto da cidade de Ganzhou, no Sul da China. Este feroz carnívoro bípede é um primo afastado e contemporâneo do famoso T-rex, ambos extintos por um meteorito que caiu na Terra pouco depois.

Já tinham sido descobertos dois fósseis de animais juvenis com as mesmas características. No entanto, não permitiam grandes certezas até hoje: se ainda estivessem a crescer, o focinho poderia mais tarde deixar de ser alongado.

Com a nova descoberta de ossos do crânio, do pescoço, da coluna vertebral e da cauda deste animal, as provas que os cientistas tanto procuravam chegaram finalmente. Foram publicadas na revista Nature Communications, num estudo coordenado por Junchang Lü, do Instituto de Geologia da Academia Chinesa das Ciências Geológicas.

Em comparação com o T-rex, que tinha mandíbulas poderosas e dentes grossos, o focinho bem longo do Pinóquio-rex representava cerca de 70% do crânio e os dentes eram mais finos. “Esta é uma espécie diferente de tiranossauro”, diz Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo (Escócia), um dos autores do estudo citado num comunicado de imprensa da sua instituição. “Tinha um sorriso com os habituais dentes do T-rex, mas o focinho era mais longo e tinha uma fileira de cornos no nariz. Deve ter tido um ar um pouco cómico, mas terá sido tão perigoso como qualquer outro tiranossauro, ou talvez até um pouco mais rápido e discreto.”

Teria até nove metros de comprimento e 800 quilos, sendo assim mais ágil do que o seu primo famoso.

Mas se Pinóquio-rex é a sua alcunha, o nome científico deste dinossauro é Qianzhousaurus sinensis, inspirado na antiga designação da cidade de Ganzhou . A sua descoberta levou os cientistas a criar um novo grupo de tiranossauros de narizes grandes – e agora esperam encontrar mais membros seus.