Investigadores da Universidade Nova descobrem nova espécie de dinossauro
Espécie que existiu na América do Norte é semelhante a dinossauros encontrados na Lourinhã, em Portugal.
Por Lusa
Espécie que existiu na América do Norte é semelhante a dinossauros encontrados na Lourinhã, em Portugal.
Por Lusa
Espécie que existiu na América do Norte é semelhante a dinossauros encontrados na Lourinhã, em Portugal.
Por Lusa , PÚBLICO e Agências
Durante anos, os paleontólogos mantiveram a máxima discrição. Mas agora a sua descoberta é pública: a de um novo tipo de dinossauro, da família dos titanossauros. Trata-se de um animal herbívoro, com cerca de 12 metros de comprimento, que viveu na Terra há 75 milhões de anos.
Por Nicolau Ferreira
Na viagem de Júlio Verne, o centro da Terra tem dinossauros e plantas exuberantes. É maravilhoso mas é ficção, ao contrário dos pequenos invertebrados que Sofia Reboleira descobriu na gruta mais funda do mundo, que, contra todas as expectativas, tem uma comunidade de espécies a uma profundidades sem precedentes. A expedição descobriu cinco espécies novas, algumas delas a viverem a mais de 2000 metros de profundidade, revela um artigo na edição deste mês da revista International Journal of Speleology.
Por Lusa e PÚBLICO
Seis insectos preservados em dois pedaços de âmbar, encontrados no Norte de Espanha, contêm grãos de pólen nos pêlos. Os insectos - seis fêmeas - têm entre 110 e 105 milhões de anos e pertencem ao Cretácico, o último período em que existiriam dinossauros. Representam os mais antigos polinizadores conhecidos, revela um artigo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences.
Por Nicolau Ferreira
É uma história que faz lembrar o Jurassic Park, sem âmbar nem dinossauros mas com a ajuda de esquilos pré-históricos: os cientistas russos conseguiram fazer crescer uma flor a partir de material vegetal congelado há 30 mil anos que foi guardado em buracos pelos pequenos mamíferos da época. Os resultados da investigação foram publicados agora na Proceedings of the National Academy of Sciences .
Por Lusa
O vice-presidente do CDS/PP, José Manuel Rodrigues, afirmou neste sábado que o partido deve opor-se a qualquer tentativa do PSD e PS para alterar a Lei Eleitoral para permitir a continuação dos “dinossauros do poder autárquico” em final de mandato.
Por Marco Vaza
O Pato Donald ou um dinossauro com o pé numa bola de futebol e o polegar para cima são emblemas pouco capazes de causarem temor, como o faziam alguns escudos nos campos de batalha da Idade Média dos quais os emblemas das equipas de futebol são herdeiros directos. Quem escolheu estes elementos para símbolo do seu clube desvalorizou a importância que o emblema de uma equipa pode ter na motivação dos seus atletas e como factor de identificação dos seus adeptos.
Por Lusa e PÚBLICO
Ar de esquilo, focinho estreito e comprido, caninos anormalmente grandes, olhos pequenos e peludo. Por momentos, o Cronopio dentiacutus podia ser confundido pelo personagem Scrat do filme da "Idade do Gelo", o esquilo histérico que estava sempre à procura da próxima bolota, mas este mamífero, cujos fósseis foram agora descobertos na Argentina, não tinha como companhia mamutes ou tigres dentes de sabre, mas sim dinossauros.
Por PÚBLICO
Imagine um grupo de camiões tir de 20 metros, com patas, pescoço comprido e cauda a atravessar uma distância equivalente à largura de Portugal, em busca de comida. Os saurópodes faziam isso durante o Jurássico. Um estudo publicado na edição desta quarta-feira da Nature, que analisou dentes destes répteis gigantes, comprovou esta teoria antiga.
Por Inês Boaventura
Três jazidas com dinossauros e trilhos com pegadas destes animais, de tartarugas e de répteis voadores foram descobertos durante o mês de Setembro em Torres Vedras. Os investigadores destacam a "enorme extensão" do achado, que gostariam que pudesse ser dado a conhecer através de visitas guiadas.
Para continuar a ler, faço login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
