Susana Peralta: “Os homens não podem nada ser o que quiserem. Isso é uma mentira completa”

Susana Peralta não consegue ver o feminismo sem envolver os homens, para um mundo “mais simpático para todos”, mas salienta que não se pode perder de vista a “absoluta urgência” das causas feministas.

A economista Susana Peralta defende que a causa feminista tem de envolver os homens, sob pena de não produzir os efeitos desejados numa mudança verdadeiramente estrutural e duradoura na sociedade. Por outro lado, Susana Peralta considera que ainda há “estereótipos de género fortíssimos” em relação aos homens. Estas ideias preconcebidas impedem que, também eles, e não apenas as mulheres, consigam ser o que quiserem, não só em termos das vias profissionais que seguem mas também dos comportamentos.

Já quanto a um maior equilíbrio entre géneros na gestão familiar e do casal, Susana Peralta admite que, nomeadamente nas relações heterossexuais, este é ainda um grande desafio também para os homens, que, na sua maioria, não foram educados para o cuidado e gestão das emoções. Seja como for, diz que não se pode perder de vista a absoluta urgência das causas feministas.

Este é o último episódio da primeira temporada do podcast Um Homem Não Chora.

  • Ângelo Fernandes: “Lembro-me de um senhor que tinha sido abusado aos 5 anos e só partilhou pela primeira vez aos 77”
  • Ricardo Araújo Pereira recorreu à terapia quando o Benfica “perdeu campeonato, Taça e Liga Europa”. “Sentia-me ridículo a ir para lá”

  • Hugo Gonçalves: “A paternidade é uma forma de os homens afirmarem a sua masculinidade”

  • Paulo Pedroso. “Há uma enorme pressão sobre as mulheres por causa dos cuidados dos seus pais”

  • Júlio Machado Vaz: “A expressão dos afectos nos homens foi sempre problemática”

  • Martim Sousa Tavares: “Ninguém falava de saúde mental, era uma doença invisível, não sabíamos lidar”

  • Diogo Infante: “Há a ideia de que os homens têm de ser fortes. E se não forem, não são homens. É absurdo”


Um Homem Não Chora está disponível às segundas-feiras em todas as aplicações para escuta de podcasts — como a Apple Podcasts ou o Spotify —​ e na área de podcasts do site do PÚBLICO.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários