Samsung Galaxy S24: o salto para a IA

O novo Samsung S24 Ultra é um dos primeiros a usar o novo processador da Qualcomm, vocacionado para tarefas de inteligência artificial. E também tem o chassi em titânio. Primeiras impressões.

Foto
Novos modelos S24, S24+ e S24 Ultra à venda em Portugal a partir de 940 euros Samsung
Ouça este artigo
00:00
03:18

Parece haver muito marketing em torno da inteligência artificial (IA), com serviços que mais não fazem que reproduzir as tecnologias desenvolvidas por outros. O Galaxy AI, produto da Samsung apresentado com os novos telemóveis S24, dá o passo para demonstrar de que forma a IA se vai tornar mais fundamental nas tarefas do quotidiano.

No primeiro contacto que tivemos com os novos smartphones, a funcionalidade mais impressionante foi a tradução de voz em tempo real, que permite, como o nome indica, traduzir de um idioma para outro quase instantaneamente. Fizemos uma chamada telefónica, falámos em português e a voz que se ouviu, em espanhol, demorou apenas um instante e apresentou-se sem trejeitos robóticos ou hesitações.

Esta funcionalidade está disponível em 13 idiomas, incluindo o português do Brasil — o português de Portugal deverá chegar até ao final deste ano — e estende-se às plataformas de mensagens, como o WhatsApp ou o Messenger.

A inteligência artificial também se mostrou bastante eficaz na identificação e pesquisa de conteúdos. Para isso, a Samsung estabeleceu uma parceria com a Google, partilhando com os telemóveis Pixel a seguinte funcionalidade: perante uma fotografia, é possível usar a caneta S-Pen para isolar um objecto e efectuar uma pesquisa para o identificar. Testámos apontando para os sapatos de um dos engenheiros da Samsung: bastou apontar a câmara, fazer um círculo em volta dos sapatos e rapidamente o Google nos disse onde os comprar. No campo de pesquisa foi possível escrever outra cor, para que a pesquisa nos devolvesse alternativas para o mesmo modelo.

A tradução automática e a pesquisa de objectos foram apenas dois exemplos práticos que testámos na apresentação prévia da Samsung aos jornalistas, na semana passada, em Lisboa. Outro, também já conhecido do Pixel, foi o recorte e transposição de um objecto da imagem de um sítio para o outro, que não nos pareceu tão eficaz.

Funções inteligentes tais como o resumo de reuniões e de notas fazem também parte do pacote de ofertas Galaxy AI.

De resto, os novos telemóveis da Samsung são produtos premium com excelente construção e especificações. O S24 Ultra é o mais apetrechado (a partir de 1620 euros), nomeadamente por ser um dos primeiros telemóveis no mercado a incluir no novo processador Qualcomm Snapdragon 8 de terceira geração. E tem também a estrutura feita de titânio, um detalhe que a Samsung relegou para segundo plano depois do lançamento, no Outono passado, do iPhone 15 Pro, que teve a mesma escolha de material. Esteticamente, os S24 e S24+ fazem até lembrar o concorrente, uma coincidência que deverá ser notada. Já o S24 Ultra, com os cantos mais rectilíneos e com a caneta S-Pen, mantém o traço distintivo das gerações anteriores.

Foto
Galaxy S24 Ultra. Samsung promove novo telemóvel como máquina de jogos Samsung

As três versões têm ecrãs planos AMOLED com taxa de actualização entre 1-120Hz e até 2600 nits de brilho (um valor muito alto), bem como novas câmaras e novos estabilizadores de imagem. A apresentação sublinha ainda o elevado desempenho dos S24 nos videojogos, uma aposta crescente nos últimos anos por parte das marcas mais importantes.

A Samsung garante sete anos de actualizações do sistema operativo e de segurança — uma decisão que segue a tomada pela Google para os novos Pixel — e funções melhoradas de segurança e de ligação entre dispositivos no ecossistema Galaxy, argumentos que vão tentar fazer a marca sul-coreana recuperar o terreno perdido para a Apple nas vendas. No que à IA diz respeito, já estão à frente.

Sugerir correcção
Comentar