APRENDER COM O PÚBLICO

Como vês o regresso à escola? Um desafio do PÚBLICO na Escola

Em casa, em família, com os vizinhos, amigos ou com a tua turma. São sugestões de atividades com que o PÚBLICO na Escola te desafia, para que reflitas sobre os media, sua importância nas nossas vidas, e participes na prática jornalística a partir de conteúdos do PÚBLICO. A voz dos alunos é o destaque deste desafio.

aprender-publico,publico-escola,
Foto
Adriano Miranda

O Ministério da Educação enviou nesta terça-feira às escolas as orientações que devem ter em conta na reorganização do seu funcionamento para receber os alunos do 11.º e 12.º anos  bem como os dos 2.º e 3.º anos do cursos de dupla certificação do ensino secundário.

Lê o texto do PÚBLICO “Manual de instruções para o regresso à escola”, onde encontras toda a informação sobre este acontecimento. Qual é a tua opinião sobre o regresso de alguns alunos à escola, ainda em contexto da pandemia causada pela Covid-19? Queremos saber o que pensas e o que pensam alguns dos teus amigos que se encontram nessa situação.

O que te propomos:

SUGESTÃO 1

Produzir um podcast

  1. Convida alguns amigos que vão regressar à escola, a participarem no teu Podcast;
  2. Manda-lhes a pergunta “Como vês este teu regresso à escola?” em áudio pelo whatsapp;
  3. Pede-lhes para responderem também em áudio, recomendando para que o façam num local silencioso;
  4. Abre a conversa no teu computador em https://web.whatsapp.com/ e faz download dos ficheiros;
  5. Vai para uma zona sossegada da tua casa e grava uma pequena introdução para explicares o objetivo do podcast e identificares os teus amigos que contribuíram com o seu testemunho. Grava, também, uma conclusão, onde podes agradecer por terem ouvido o teu podcast e destacar algumas recomendações que consideres relevantes; 
  6. Monta o podcast, seguindo estes passos:
  • Abre os ficheiros num editor de áudio, por exemplo, no Audio Joiner ;
  • Coloca-os pela ordem que preferires. A tua introdução, seguida das perguntas/respostas e  da tua conclusão, pode ser uma boa sequência;
  • Podes cortar “bocadinhos” de áudio no início e no fim de cada excerto, como barulhos de fundo ou silêncios prolongados;
  • Clica em “Unir”, faz download e ouve o teu episódio para ver se está tudo bem.
  • Cria uma conta no SoundCloud, faz upload do ficheiro e partilha!

Se gostaste da experiência e queres explorar mais este tipo de conteúdo, espreita este tutorial para saberes como é que se publica um podcast mais profissional.

SUGESTÃO 2

Divulgar informação na tua escola

A partir do mesmo texto do PÚBLICO – “Manual de instruções para o regresso à escola”:

  • Seleciona as recomendações que consideras mais importantes para a vossa segurança e bem-estar na escola;
  • Acrescenta alguma que, na tua perspetiva de aluno, consideras relevante;
  • Arranja uma forma eficaz para as divulgar, por exemplo: uma gravação áudio para se ouvir na escola, cartazes para afixar, um vídeo que passe em contínuo na entrada da escola, um flyer para distribuir pela comunidade educativa. 

Tu és um dos protagonistas deste regresso à escola.

Tu podes fazer a diferença e contribuir para que tudo corra bem.

        A tua opinião conta!

Nota: Diariamente, e durante a iniciativa 7 Dias com os Media 2020, o PÚBLICO na Escola disponibiliza desafios sugeridos a partir de conteúdos do PÚBLICO. Quem quiser mostrar o resultado pode fazer o registo aqui e enviar os trabalhos para 7diasmedia@gmail.com.