educação para os media

Vencedores do “Vamos fazer um plano” escrutinaram o país à procura da tradição

Os cinco projetos distinguidos na edição deste ano do concurso mobilizaram alunos de Albergaria-a-Velha, Penafiel, Guimarães, Braga e Viana do Castelo.

concursos-iniciativas,publico-escola,
Foto
Os cinco projetos premiados serão agora aprimorados com a ajuda de jornalistas do PÚBLICO DR

A tecelagem, o barro, as castanhas, a gastronomia e a criação artística em contexto escolar foram os pontos de partida dos cinco trabalhos vencedores do concurso “Vamos fazer um plano”. Desta vez, predomina uma mesma linha de pensamento: a maioria dos projetos distinguidos quis olhar para a tradição como uma herança em desaparecimento e valorizar as práticas que ainda resistem. 

Os alunos do 8.º C do Agrupamento de Escolas Penafiel Sudeste analisaram a erosão de um saber artesanal transmitido de geração em geração — a tecelagem tradicional — e o testemunho de uma tecedeira local, que pratica este tipo de artesanato há mais de meio século.  

Do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, surge um trabalho, desenvolvido por alunos dos 9.ºC, 12.ºB, 12.ºC e 12.ºD, que explora a vida de uma vendedora de rua como símbolo da identidade local. 

Em Braga, o 9.º B do Agrupamento de Escolas de Trigal de Santa Maria é distinguido pela forma como acompanha uma iniciativa que leva artistas às escolas do 1.º ciclo e regista processos de criação artística em contexto escolar. 

Já em Guimarães, o projeto da turma 12.º LH1 do Agrupamento de Escolas  Francisco de Holanda centra-se na olaria e na cantarinha dos namorados enquanto expressão  viva de património cultural. 

A fechar a lista, o 9.º B do Colégio do Minho, em Viana do Castelo, foi premiado por um trabalho dedicado à gastronomia e pastelaria da região. 

O concurso, promovido pelo PÚBLICO na Escola e pelo Plano Nacional das Artes (PNA), desafia alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário a desenvolver trabalhos jornalísticos sobre temas culturais ligados à sua região, pensados para ocupar duas páginas de jornal — um plano, com texto e fotografias. Contou com um júri composto por Susana Cabeleira, coordenadora intermunicipal do PNA e coordenadora da parceria do PNA com o PÚBLICO; Susana M. G. Silvério, coordenadora intermunicipal do PNA; Bárbara Simões, jornalista e coordenadora do PÚBLICO na Escola; e Lucinda Canelas, jornalista da secção de Cultura do PÚBLICO. 

Os cinco projetos premiados serão agora aprimorados com a ajuda de jornalistas do PÚBLICO, para que integrem um caderno especial, a publicar neste verão, em data a anunciar, com o jornal. A edição dos trabalhos desenvolve-se em processo de mentoria com os vencedores, que se deslocam à redação do PÚBLICO em Lisboa.