"Canção à espera de palavras"

“Sentimos uma grande emoção e felicidade”

É da turma B do 3.º ano de escolaridade do Agrupamento de São Bruno, em Caxias, a letra vencedora, na categoria A, do concurso “Canção à espera de palavras”. A experiência contada num texto enviado ao PÚBLICO na Escola.

educacao-media,publico-escola,
Foto

Somos 19 alunos do 1.º ciclo, pertencentes à turma B do 3.º ano de escolaridade do Agrupamento de São Bruno, em Caxias.

No início de janeiro do corrente ano, foi-nos lançado, pela nossa professora Isabel Reis e pelo professor de Oficina Coral, Francisco Martins, o desafio de participar no Concurso Nacional “Canção à espera de palavras”, que consistia na criação, em contexto escolar, de uma letra para uma canção original de um compositor convidado pela APEM (Associação de Professores de Educação Musical), Mário Laginha, estimulando o nosso envolvimento em projetos artísticos e musicais criativos e interdisciplinares.

Ficámos, prontamente, entusiasmados e ávidos por participar neste grande Projeto. No entanto, o mesmo só foi iniciado no mês de março, em regime presencial, após o período de Ensino à Distância.

A construção da letra partiu da audição da melodia, a qual fizemos de olhos fechados, despertando a nossa inspiração e criatividade para o surgimento de alguns temas e ideias prévias. Rapidamente surgiram inúmeros títulos por parte de cada aluno, chegando ao consenso de eleger aquele que nos parecia mais criativo, Dia e Noite, Cima e Baixo, sugerido pelo aluno Manuel Nogueira. Considerámos que a partir desta rubrica, conseguíamos uma maior aproximação com a poesia, brincando com as palavras, com os opostos, explorando a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade.

De forma célere, mas não menos morosa, passámos para a folha pautada de papel, a riqueza da importância do brincar e do estudar, do rir e do chorar…, em cada um de nós, através da poesia. Não existe um “isto”, sem um “aquilo”; somos crianças repletas de sentimentos que, embora contraditórios, se complementam. Demorámos várias aulas a concluir a nossa letra, mas tal como a professora Isabel nos ensina: “tudo se consegue com esforço, dedicação, persistência e determinação!”. Depois, gravámos as nossas vozes e… conseguimos!

Ao recebermos a notícia de termos alcançado o primeiro lugar da Categoria A (turmas do 3º. e 4.º anos do 1º ciclo do ensino básico,) sentimos uma grande emoção e felicidade. Tal como descreve a nossa música, houve “riso a cair”, lágrimas e sorrisos rasgados, porque “chorar ou sorrir, é bom, afinal!”

O professor Francisco contou-nos que uma turma de uma escola do concelho de Oeiras quis cantar e gravar a “nossa canção”. Ao escutar as outras crianças, sentimo-nos orgulhosos e compreendemos que o nosso trabalho foi reconhecido. É maravilhoso e gratificante sentir este reconhecimento.

Queremos agradecer aos nossos professores, pela paciência e dedicação, assim como ao júri, constituído pelo compositor Mário Laginha, pela Equipa Cantar Mais/APEM (Associação de Professores de Educação Musical), pela APP (Associação de Professores de Português) e pelo Plano Nacional de Leitura, por terem apreciado a nossa canção.

Queremos também deixar um agradecimento especial ao PÚBLICO, pela sua comunicação de excelência, pelo seu mérito e pelo seu prestigiado envolvimento neste Projeto.

Turma 3.º B – Escola Básica de São Bruno, Caxias