APRENDER COM O PÚBLICO

Reescreve um conto tradicional e muda a vida das princesas

Rapunzel, Gata Borralheira, ou Carochinha são alguns dos contos que conhecem bem e, o mais provável, é que já tenham lido ou ouvido contar diferentes versões destas histórias.

2-ciclo,1-ciclo,educacao-visual,cidadania-desenvolvimento,publico-escola,portugues,
Foto
Imprimir

Rapunzel, Gata Borralheira, Carochinha ou A Princesa e a Ervilha são alguns dos contos que conhecem bem e o mais provável é que já tenham lido ou ouvido contar diferentes versões destas histórias.

No entanto, há coisas que todas têm em comum: “em todas as histórias de princesas (ou na sua grande maioria), as protagonistas são representadas com as mesmas características: loiras, de pele mais clara e de olhos azuis” e todas apresentam mensagens moralistas. Algumas dessas morais já nem fazem muito sentido e, por isso, é interessante que as discutam com os vossos pais, professores e colegas não esquecendo os costumes e mentalidade da época em que surgiram.

Já tinham pensado nisto?

Convidamos-vos a ler o texto que Alexandra Monteiro da Silva escreveu no P3 do PÚBLICO a propósito de Mural da História, de Carolina Caldeira e Raquel Marques. O livro de princesas com morais reescritas, em que as protagonistas de RapunzelCarochinha e Gata Borralheira tomaram um rumo diferente da versão original. “O projeto Mural da História é um exercício de reinvenção de histórias infantis bem conhecidas. Aqui, não só as morais mudaram, como uma das histórias saltou para um mural de arte urbana.”

Durante a leitura do texto:

  • Destaquem as expressões que revelam os objetivos deste livro;
  • Explorem o site do projeto e tentem perceber a razão da escolha da palavra mural (escrita com u). Será que foi uma distração da autora ou terá sido intencional?

        E as ilustrações de Raquel Marques? Por que razão são a preto e branco? Concordam com essa opção da ilustradora?

Agora é a vossa vez:

  • Organizem-se em pares e escolham um conto tradicional com protagonistas femininas;
  • Requisitem o conto na biblioteca da escola, leiam-no e discutam os aspetos que querem alterar;
  • Reescrevam-no fazendo todas as alterações que considerarem necessárias para que os vossos leitores percebam que o conto se passa na atualidade e que as protagonistas têm objetivos de vida próprios e lutam para os conseguir;
  • Ilustrem-no a preto e branco à semelhança da Raquel Marques;
  • Escolham um dos trabalhos da turma e, com a ajuda dos vossos professores, elaborem um projeto para a construção de um mural na vossa escola.

E enviem os vossos trabalhos para publiconaescola@publico.pt 

Queremos publicá-los no site do PÚBLICO na Escola!

Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o acordo ortográfico de 1990.