Há duas reportagens vencedoras: “Gatil Simãozinho” e “Futebol sem violência”

No concurso, promovido pelo PÚBLICO na Escola e pela Rede de Bibliotecas Escolares, participam alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

publico-escola,
Foto
Imagens das duas reportagens vencedoras: a gata Vitória e o "placard" à entrada do Campo dos Monções

E os vencedores são: Gonçalo Costa, Leonor Salgado e Nicole Fraga, 8.º ano, Agrupamento de Escolas Santos Simões, em Guimarães; e Simão Barbosa, aluno do 9.º no Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, em Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo. Este ano, o júri do concurso "Jornalistas em Rede", uma iniciativa do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), decidiu atribuir ex aequo o prémio de melhor reportagem.

O Gatil Simãozinho, um porto de abrigo para gatos que há anos constitui uma das atrações do recreio da Escola Básica e Secundária Santos Simões, tocou e mobilizou os autores do texto e das fotos de uma das duas reportagens distinguidas.

Já o aluno de Santa Marta de Portuzelo, cuja reportagem divide o prémio com a anterior, conduz-nos até ao Campo dos Monções e ao Torre Sport Clube, onde o tema da violência no futebol é levado "mesmo a sério".

Os trabalhos a concurso foram apreciados por um júri do qual fizeram parte Bárbara Simões, jornalista e coordenadora do PÚBLICO na Escola; e Carla Fernandes e Raquel Ramos, em representação da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)​.

O anúncio dos vencedores do prémio na categoria de reportagem não significa que o concurso "Jornalistas em Rede" não prossiga durante o resto do ano letivo, longe disso. Fechada a temporada da reportagem, é a vez da entrevista. As candidaturas estão a decorrer até ao dia 6 de maio. Os resultados são divulgados no dia 6 de junho.

Tal como em relação à reportagem, o prémio para a melhor entrevista contempla a publicação do trabalho vencedor nas plataformas digitais e redes sociais do PÚBLICO na Escola e da RBE e um voucher no valor de 150 euros para aquisição de livros/equipamentos. Será ainda oferecida a assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros à biblioteca da escola do autor do texto premiado.