aprender com o público

Se fosses líder, que medidas tomavas para melhorar a tua zona?

É tempo de eleições autárquicas. O PÚBLICO na Escola sugere aos que ainda não têm idade para votar que aproveitem estes dias para debater ideias e defender escolhas relacionadas com a vida na região onde moram.

autarquicas-2021,cidadania-desenvolvimento,aprender-publico,publico-escola,autarquicas-,
Foto
PAULO PIMENTA

No próximo domingo, dia 26 de setembro, os portugueses escolhem quem vai estar à frente das autarquias do país nos próximos quatro anos. Fazem-no votando e elegendo os presidentes de 308 câmaras municipais e mais de três mil juntas de freguesia. Se já tivesses idade para votar, a que darias mais importância na hora de pôr o “x” à frente do nome de um candidato? O partido que representa conta ou isso não te interessa e basta-te conhecer as propostas e as promessas anunciadas? Que áreas devem, na tua opinião, ter prioridade? Investias mais depressa numa ciclovia, num lar de idosos ou num pavilhão multiusos? E se pudesses fazer logo seis coisas, quais seriam?

Esta é uma boa altura para olhar à volta e pensar em que é que o dia a dia seria diferente se o poder de tomar decisões (e o dinheiro para passá-las à prática) estivesse nas tuas mãos. Dito de outra maneira: se fosses tu que mandasses. E será que decidias sozinho ou ouvias a opinião dos outros? Como ponto de partida, sugerimos que espreites o trabalho que aqui mostramos (em baixo). O PÚBLICO escolheu sete temas que vão marcar os mandatos dos próximos presidentes de câmara e registou a opinião de outros tantos líderes de partidos políticos acerca de questões tão diferentes como o acesso à habitação, as alterações climáticas ou o turismo.

Se quiseres ficar a conhecer melhor o teu concelho, com base em dados estatísticos, tens a tarefa muito facilitada na base de dados PORDATA. “Eleições Autárquicas 2021: Conheça o seu Município” — assim se chama esta nova área, onde encontrarás números que te ajudarão a perceber melhor a realidade que te rodeia e, já agora, a fundamentar as tuas opções e a brilhar em debates com os colegas. Está lá tudo: população residente, ordenado médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem, crimes registados pelas polícias...

O teu desafio é fazer-nos chegar o que tens a dizer. O nosso é torná-lo Público. Envia por email (pubnaesc@publico.pt), identificando o assunto como Desafio Autárquicas. O PÚBLICO na Escola é um projeto de educação para os media do PÚBLICO