Concurso de jornais escolares

EçaNews. “Um jornal escolar tem tudo aquilo que é preciso para correr bem”

Jornal do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, em Lisboa; 2.º prémio no concurso nacional, na categoria Melhor Jornal de Agrupamento.

jornais-escolares,publico-escola,
Foto

Para os cinco alunos que integram a direção do EçaNews, o início de um novo ano letivo, o segundo de existência do jornal, foi aproveitado para introduzir algumas mudanças e reforçar o empenho na divulgação do projeto. As edições passam agora a ser publicadas no início de cada mês, e não no final. E em outubro a equipa diretiva percorreu as três escolas do Agrupamento Eça de Queirós, em Lisboa, e deu a conhecer o jornal a todas as turmas de cada um dos estabelecimentos de ensino.

“Contámos um bocadinho em que consiste o jornal, de que forma podem contribuir... Acabámos por perceber que havia muitos alunos que nem sequer tinham conhecimento do jornal, mas depois até conseguimos recrutar novos membros.” Dinis Marques, 17 anos, aluno do 12.º, é o diretor-geral do EçaNews. Acompanham-no na equipa diretiva as colegas Beatriz Marvão, Beatriz Ferrão e Maria Inês Curto e também, este ano, Nuno Sampaio. Coordena a professora Paula Faia.

Chegar a mais pessoas, conquistar mais leitores — esta a batalha travada agora pelo EçaNews, num momento em que, apesar de ter menos de um ano, “o jornal já é um projeto bastante importante para a escola”, orgulha-se Dinis Marques, consciente de que a publicação “tem vindo a melhorar” com o passar do tempo.

No Concurso Nacional de Jornais Escolares 2020-21, o EçaNews conquistou o segundo prémio na categoria de Melhor Jornal de Agrupamento. O vencedor foi o Outra Presença, do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança.

Apresentado desde o início, em janeiro de 2021, como uma experiência que contribui para a criação de “um elo de ligação mais forte entre os alunos, com os professores e também entre as escolas do agrupamento”, o jornal do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, com sede nos Olivais, “não foi de todo impulsionado pela pandemia”, sublinha o diretor-geral. Longe disso. A ideia já existia, acabou por ser adiada devido ao primeiro confinamento. Este ano, decidiram avançar.

“Achámos que ter um jornal, que neste momento até está a ser bem sucedido, era uma forma de ter um meio em que todos os alunos pudessem contribuir. É um projeto que não fecha portas a ninguém — qualquer um pode participar, qualquer um pode ver os artigos”, reforça Dinis Marques, defensor da importância dos projetos escolares. “As escolas não podem ser só os estudos, tem de haver projetos que também nos façam aprender mais coisas sem ser em aulas. Eu acho que um jornal escolar tem tudo aquilo que é preciso para correr bem e para depois ter muitas vantagens para o meio escolar e a comunidade escolar”.

O EçaNews está apenas disponível online, e não é por acaso. No texto enviado com a candidatura ao concurso, explica-se que “os valores democráticos e a sustentabilidade ambiental constituem-se como pilares desta publicação, de modo a garantir que a mesma chegue a toda a nossa comunidade escolar e a qualquer momento”. Esta opção “permite ainda uma maior interatividade, pelos recursos que disponibilizamos, como reportagens, vídeos e podcasts, e possibilita que os alunos escrevam comentários e avaliem as publicações por intermédio dos ‘likes’”. No entanto, e “para evitar a exclusão, mantemos uma cópia do jornal escolar afixada no átrio da escola, para aqueles que não têm acesso às tecnologias”.