Concurso “Isto também é comigo!”

“O comunismo e o bom senso”. Cristiano Fernandes, de Ribeira de Pena, assina a opinião vencedora

Na edição de fevereiro da iniciativa promovida pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares participaram 45 alunos do 9.º ao 12.º ano.

educacao-media,aprender-publico,publico-escola,
Foto
Comemorações do 101.º aniversário do PCP em Lisboa (6 de março de 2022) Nuno Ferreira Santos

Cristiano Fernandes, aluno do 12.º ano no Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, é o vencedor da edição de fevereiro do concurso “Isto também é comigo!”. O texto de opinião foi escrito na sequência de uma notícia do PÚBLICO a dar conta da atitude dos partidos políticos face às posições russas, numa altura que era já de “escalada de tensão"; a Rússia acabara de reconhecer como países independentes as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e de Lugansk, no Leste da Ucrânia. Aqui o publicamos:

Pelo segundo mês consecutivo, é do distrito de Vila Real — e da região do Alto Tâmega — que chega o texto escolhido pelo júri. A edição de janeiro distinguiu Jéssica Alves e Joana Gonçalves, do concelho vizinho de Vila Pouca de Aguiar.

Esta iniciativa promovida pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano suscitado por um trabalho do PÚBLICO (consultar regras de participação). Promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa e incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos fazem parte dos objetivos.

​Integram o júri do concurso: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Joana Amaral, aluna do 12.º ano na Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.