PALAVRAS CRUZADAS POR PAULO FREIXINHO

A cantiga é uma arma. Vamos Cruziscar #61

“Vamos Cruziscar” é a rubrica das sextas-feiras no PÚBLICO na Escola.

palavras-cruzadas,cidadania-desenvolvimento,educacao-media,publico-escola,portugues,
Foto

Os 49 anos da Revolução dos Cravos servem de inspiração ao Vamos Cruziscar desta semana.

O foco está nas canções e nos seus intérpretes, que assumiram uma relevância indiscutível no 25 de Abril.

A par de outras manifestações culturais, como a literatura e as artes plásticas, a música teve esse papel de despertar para a urgência em lutar contra a ditadura que nos amordaçou durante 48 anos. E fê-lo com resistência, contornando todos os impedimentos e obstáculos que a censura lhes impunha — e, por isso, a designação de música de intervenção.

Paulo Freixinho convida-nos a relembrar alguns cantores de intervenção e canções importantes no combate à ditadura antes do 25 de Abril de 1974.

Vamos cruziscar?

Podes optar por imprimir as palavras cruzadas ou resolvê-las no site de Palavras Cruzadas de Paulo Freixinho.

Foto
paulo freixinho

Procura as soluções aqui.

No site Palavras Cruzadas de Paulo Freixinho encontras: links para conteúdos relacionados publicados no PÚBLICO na Escola, outros passatempos com diferentes temas e graus de dificuldade, um dicionário, Palavras Cruzadas com literatura com palavras anotadas pelo autor durante a leitura dos livros, uma fantástica sopa de letras para celebrar José Saramago e a possibilidade de subscreveres a newsletter que dá acesso exclusivo a passatempos, dicas e novidades.

Foto

Em destaque, o seu último livro “100 Sem Repetir” que resulta de "um exercício minucioso de um cruciverbalista que já nos habituou à qualidade das suas Palavras Cruzadas." Conforme podes ler no seu site: "Durante seis meses, Paulo Freixinho cruzou, pelas 100 grelhas que formam este livro, mais de 3500 palavras únicas, sem repetições. Como se não bastasse, este livro está repleto de referências literárias espalhadas pelas notas de autor que acompanham o cruzadista ao longo desta obra. Será certamente um livro de referência no cruzadismo em português." Ficaste curioso? Sabe tudo aqui.