Educação para os Media

A canção de Luísa Sobral ganhou palavras. Os prémios começam a ser entregues hoje na Figueira da Foz

Já são conhecidos os vencedores da 2.ª edição do concurso “Uma Canção à Espera de Palavras”, que contou com mais de 500 participações. Hoje, na Figueira da Foz, e no dia 24 de junho, em Évora, são entregues os prémios das melhores letras.

educacao-media,publico-escola,
Foto

Luísa Sobral foi convidada pela Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) para ser a compositora deste ano no concurso “Uma Canção à Espera de Palavras”. Depois de ter apresentado uma melodia composta por si, era a vez dos alunos escreverem, em turma, uma letra com palavras suas. “Viajem pelo mundo!”, escrita pela turma 4.ºC do Colégio dos Salesianos de Évora ganhou a categoria A (3.º e 4.º anos), e “Zeca Malaquias”, pelo 6.º10 da Escola Básica 2/3 Dr. João de Barros, na Figueira da Foz, venceu a Categoria B (5.º e 6.º anos).

É já hoje que a turma da Figueira da Foz, cuja participação foi conduzida pela professora Teresa Saro, vai receber o seu prémio. A letra que os alunos escreveram num processo colaborativo fala de Zeca Malaquias, “um rapaz do interior”, o melhor da sua sala de aula, mas também o mais falador. No dia 24, é a vez de Évora, que escreveu sobre a beleza que há por descobrir no mundo e o quão transformador é viajar, com o apoio da professora Sónia Mendes.

Por decisão unânime do júri não foi atribuído prémio na categoria C (3.º Ciclo). Fizeram parte do grupo que escolheu as letras vencedoras Luísa Sobral, compositora convidada, a equipa Cantar Mais/APEM, um representante da Associação de Professores de Português (APP) e um representante do Plano Nacional de Leitura.

O concurso “Uma Canção à Espera de Palavras”, que conta com o apoio do PÚBLICO na Escola, tem como objetivo “fomentar o envolvimento das crianças em projetos artísticos e musicais criativos e interdisciplinares”. Na primeira edição, que decorreu no ano passado e teve como compositor convidado o músico Mário Laginha, recebeu um total de 377 candidaturas. Este ano, subiu para 544 inscrições, o que representa mais de 11 000 crianças e mais de 300 professores envolvidos no concurso.

Os vencedores receberão um Diploma da Turma, um sistema de som para a escola/turma e a assinatura digital do PÚBLICO por um ano.