Concurso de jornais escolares

“Alô!” Os textos do NewsPoeta além de lidos podem ser ouvidos

Jornal da AE da Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão; 2.º prémio no concurso nacional, na categoria Melhor Jornal de Escola.

jornais-escolares,publico-escola,
Foto

Tudo começou assim, em fevereiro de 2021: “Alô! Sê bem-vindo ao jornal da ESPAA, trazido até ti, caro leitor, por meio da tua AE. É através deste espaço que pretendemos dar oportunidade aos nossos alunos de partilhar temas importantes da atualidade, as últimas tendências, experiências universitárias, ou mesmo os seus projetos e arte. Queres fazer parte deste projeto? Tens uma veia de escritor, ou queres ajudar-nos com o design do jornal? Aqui todos os alunos são bem-vindos!”

Assinava o texto “Johny”, João Pedro, também presidente da direção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Poeta António Aleixo e da do jornal então acabado de nascer em Portimão, o NewsPoeta, “criado e dirigido pela AE” e “100% gerido por alunos”.

E no início era assim, os textos chegavam, eram publicados e depois lidos (em newspoeta.pt). Ao fim de pouco tempo, conta João Pedro, perceberam que não chegava. “Pensámos: como é que podemos tornar isto mais apelativo e diferente? E depois lembrámo-nos: e se fizermos um podcast com os áudios todos dos artigos? De certeza que há pessoa preguiçosas, que não querem ler, estão a lavar a loiça, estão a fazer alguma coisa, põem o áudio a dar... e ouvem.”

A partir daí, não só passaram a gravar os textos que iam sendo publicados como foram gravar também os que estavam para trás. E por isso até o inaugural “Alô! Sê bem-vindo ao jornal da ESPAA...” passou a poder também ser ouvido.

“Com o objetivo de tornar o jornal mais interessante e apelativo, todos os nossos artigos são narrados, estando um áudio presente no início de cada publicação, sendo este depois agregados num podcast disponível no Spotify, Google Podcasts e outras plataformas”, pormenorizou a AE, no texto que acompanhou a candidatura do NewsPoeta ao Concurso Nacional de Jornais Escolares 2020-21.

O jornal, que ganhou o segundo prémio na categoria de Melhor Jornal de Escola, no concurso promovido pelo PÚBLICO na Escola, nasceu num local onde a ligação entre associações de estudantes e jornalismo escolar “já é uma tradição”, explica João Pedro. Manter a tradição e ao mesmo tempo ser capaz de inovar foi um objetivo de que não desistiram.  

A direção da AE presidida por João Pedro tomou posse em novembro de 2020. A opção de lançar um jornal esteve sempre em cima da mesa, diz. Dois propósitos: “Dar uma componente educativa, pedagógica à associação de estudantes, porque existe aquele estigma de que serve só para as festas; e completar a nossa atividade com coisas diferentes, que tenham algum impacto na vida das pessoas, que as ajudem a aprender sobre temas que não conhecem, que apresentem notícias de forma curta e resumida.”

“Johny” tratou mais da parte informática, “do site, do domínio...” Tomás Pinho, diretor executivo, ocupou-se dos conteúdos, “da parte criativa, que categorias queríamos ter...”

O NewsPoeta inclui-se no grupo de jornais que tiveram a sua estreia em tempos de covid-19. Trata-se, no entanto, de mera coincidência. A pandemia influenciou “bastante” a atividade da associação de estudantes, mas “no caso do jornal teve zero influência”. Ou seja, explica o diretor, haver pandemia ou não haver pandemia não mudava absolutamente nada no jornal, a não ser os artigos que falam sobre essa questão específica”.

João Pedro, 18 anos, é hoje aluno de Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e frequenta também o Curso Secundário de Música no Conservatório Nacional. Está agora a passar a pasta à nova direção da AE, desafiada a prosseguir o trabalho do NewsPoeta.