7 Dias com os Media

“Admirável mundo novo da Inteligência Artificial?” Tu respondes

Iniciativa organizada pelo GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática) está agendada para 3 a 9 de maio. Inteligência Artificial e Algoritmos são tema este ano.

educacao-media,publico-escola,
Foto
gerd altmann via pixabay

Algoritmos, Inteligência Artificial, chatbots, ChatGPT e Dall-E são expressões que já deves ter lido ou ouvido nas notícias ao longo do último ano. Entre os dias 3 e 9 de maio estarão também em destaque nos 7 Dias com os Media, a iniciativa anual do GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática) que convida jovens e adultos a refletir sobre a sua relação com os media.

A Inteligência Artificial e os Algoritmos são o mote para esta 11.ª edição que se inicia, como em todos os anos anteriores, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. As perguntas sobre este “admirável mundo novo” da tecnologia são muitas e o GILM procura algumas respostas. Como? Através de projetos ou atividades que tenham estes temas, ou outros que “ajudem a melhorar a forma como usamos e nos relacionamos com os media”, como ponto de partida.

As atividades podem ser, por exemplo, seminários, conferências, tertúlias, debates, entrevistas, notícias, podcasts, vlogs, músicas, desenhos — mas não há limites para a imaginação nem para o formato. “O limite continua a ser a criatividade”, lê-se no site dos 7 Dias com os Media. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas; a diversidade constitui, aliás, um dos pontos-chave da iniciativa. Em edições anteriores o GILM registou a participação de grupos com organização e características distintas entre si, desde escolas, associações, bibliotecas, clubes, meios de comunicação social e universidades a famílias.

“O que são algoritmos e como afetam a nossa vida diária online e offline? De que forma influenciam as pesquisas online, o funcionamento das redes sociais e outras tecnologias? Quais os perigos de tecnologias como os chatbots em questões como desinformação, direitos de autor, plágio…? Como podemos usá-las de forma segura e responsável, consciente e criativa?” São algumas das perguntas que o GILM lança no site da iniciativa e que podem inspirar os participantes.

Os interessados deverão preencher o formulário de registo. As atividades são partilhadas no site da iniciativa, bem como através dos canais do Facebook, Instagram e YouTube.