PROPOSTA DE ATIVIDADE

O traço que também informa. Um desafio do PÚBLICO na Escola

Em casa, em família, com os vizinhos, amigos ou com a tua turma. São sugestões de atividades com que o PÚBLICO na Escola te desafia, para que reflitas sobre os media, sua importância nas nossas vidas, e participes na prática jornalística a partir de conteúdos do PÚBLICO. Desta vez, os destaques vão para o cartoon e a ilustração na imprensa.

aprender-publico,publico-escola,
Fotogaleria
PAULO PIMENTA
aprender-publico,publico-escola,
Fotogaleria
Antonio Carrapato
aprender-publico,publico-escola,
Fotogaleria
Luís Afonso

Cartoon é comunicação. É um trabalho plástico, criativo e crítico e, como tal, exige competências artísticas, mas também jornalísticas. O cartoonista está sempre atento ao que se passa à sua volta, às fragilidades e injustiças da sociedade, pronto a explorar o lado mais caricato de um acontecimento. As suas mensagens têm em conta o seu público e exigem uma leitura visual pormenorizada, pois o essencial pode estar escondido no mais pequeno detalhe. Pela sua importância, continua a ser uma presença regular no jornal em papel e online como podemos comprovar numa pesquisa pelos títulos mais importantes do mundo.

Luís Afonso é autor do Bartoon no PÚBLICO há já longos anos. Em formato de tira e no topo da última página, o balcão daquele bar continua a convidar-nos a sentar, a sorrir, a indignar-nos e a metermo-nos na conversa!

O que te propomos:

SUGESTÃO 1

Cria um cartoon 

  • Visiona o vídeo com a entrevista feita a Luís Afonso nos 25 anos do PÚBLICO;
  • Cria uma personagem (que será o protagonista) ou uma situação, um espaço (por exemplo, no Bartoon a ideia foi criada a partir de um bar);
  • Procura um assunto que te suscite curiosidade. A atualidade (desde a mais próxima, como a de tua casa ou da tua turma, à mais longínqua), os teus interesses pessoais, a excecionalidade, o burlesco, a estranheza podem ser alguns dos critérios que pautem a tua escolha;
  • Desenvolve a tua ideia de forma simples e clara, com o foco na intencionalidade da mensagem que queres passar e de acordo com o teu público-alvo;
  • Podes fazer a tira com algum amigo ou familiar: um pode encarregar-se do desenho e o outro do texto, ou então fazerem tudo em parceria.

E diverte-te!

Se te interessas por cartoon, o Museu Nacional da Imprensa dá-te a possibilidade de visitares, online e de forma interativa, a galeria Anti-Covid-19, onde se encontram expostos muitos desenhos de cartoonistas de várias nacionalidades.​

SUGESTÃO 2

Cria uma ilustração para um texto do PÚBLICO

Nas últimas décadas, a ilustração ganhou uma nova dimensão, conquistou um novo espaço e protagonismo, desencadeou novos olhares, novas reflexões, despertou novos leitores capazes de atuar na relação dinâmica entre texto e ilustração e de estabelecer ligações entre as duas linguagens. E é precisamente neste encontro de olhares sobre o mundo — o olhar do jornalista, o do ilustrador e o do leitor — que reside o interesse da atividade que te propomos.

  • Visiona o vídeo do PÚBLICO realizado no dia em que o jornal convidou a ilustração para dialogar com a informação;
  • Observa alguns dos trabalhos dos ilustradores convidados;
  • Seleciona um texto do PÚBLICO que te interesse;
  • Ilustra-o usando a(s) técnica(s) que consideras mais eficaz(es) em termos plásticos e comunicacionais. A leitura que fazes do texto é só o teu ponto de partida!