Símbolo representativo do tema da página

1.ª Hora

Bem-vindo à 1.ª Hora. As notícias que hoje importam em 8 minutos.

dr

Portugal excedeu expectativas nos Jogos do Mediterrâneo

Portugal concluiu os Jogos do Mediterrâneo de Taranto com 32 medalhas — 16 de ouro, sete de prata e nove de bronze —, o melhor resultado de sempre nas três participações lusas na competição.

  • A delegação portuguesa, composta por 168 atletas distribuídos por 30 modalidades, terminou no 8.º lugar do ranking entre 25 países, numa edição dominada pela anfitriã Itália.
  • O atletismo foi a modalidade com mais medalhas (nove), seguido da natação (sete). A nadadora Camila Rebelo conquistou dois ouros e um bronze, enquanto Francisca Martins se tornou a primeira atleta portuguesa a ganhar quatro medalhas numa única edição.
  • O chefe de Missão, João Rodrigues, e o primeiro-ministro Luís Montenegro classificaram os resultados como históricos. O presidente do Comité Olímpico, Fernando Gomes, apontou o desempenho como indicador positivo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
  • Portugal aproveitou o evento para apresentar a organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027, agendados para Setembro do próximo ano, com cerca de 900 atletas esperados.
Ler artigo completo