Despertar talentos “entre quatro paredes”

Há boas notícias para si, que está desse lado, a braços com várias tarefas diárias, entre elas entreter os mais novos. De estímulos criativos a desafios futebolísticos, estas são as novas propostas para realizar em casa.

Foto
©Salvado

Faça chuva ou faça sol, as famílias portuguesas devem permanecer em casa, cumprindo as recomendações da Direcção-Geral de Saúde. Manter rotinas, aliando-as a hábitos equilibrados e brincadeiras divertidas é imprescindível à saúde mental e física de todos, nos tempos difíceis que vivemos.

A pensar no planeamento diário das actividades pais e filhos e incentivando a existência de pausas entre as responsabilidades de uns e de outros, a McDonald’s Portugal sugere novos quebra-cabeças, jogos e actividades educativas na sua plataforma didáctica “Diversão em Casa. Gosto Tanto”. É neste domínio que podemos encontrar sessões de leitura, jogos com palavras, workshops de karaoke e aulas de dança, treinos com craques do futebol, entre muitas outras propostas para realizar em conjunto.

Dar asas à criatividade, desenhar e pintar

Se já realizou o desafio das palavras cruzadas, esta semana continuamos a dar uso aos lápis, sobretudo aos de cor – ou pincéis e aguarelas. Na secção “Exercitar a mente em família” encontra uma série de desenhos, disponíveis à distância de apenas um clique. Imprima estes desenhos e junte-se aos mais novos aí em casa para colorir formas de foguetões, astronautas, lâmpadas, arco-íris, estrelas, entre muitas outras silhuetas divertidas.

Os melhores trabalhos podem ser emoldurados e passam a fazer parte da decoração. Afinal, quem disse que este não é, também, um bom momento para descobrir vocações?

Pequenos heróis na cozinha

Estar em casa não significa estar parado. Se o assunto for alimentação, então, é fundamental que todos ajudem na confecção das refeições (cada um com as suas funções e com as devidas precauções) para que estas sejam o equilibradas possível.

Junte a família, inspirem-se nos heróis da Nutri Ventures e aventurem-se na tal receita que estavam sempre a adiar. E, nesta missão de tornar as refeições mais equilibradas e divertidas, não se esqueça de equipar os mais pequenos a rigor – se não há jaleca, vale a lei do improviso.

Foto
©Salvado

No final, seja qual for a receita confeccionada, a lição mais importante a reter deste desafio é que a sopa deve ter sempre lugar à mesa, e os vegetais e fruta são os protagonistas de qualquer prato! Não vale saltar estes alimentos, seja ao pequeno-almoço, ao almoço ou ao jantar.

Treinar como um craque

Nestes dias em casa, é essencial mantermo-nos fisicamente activos, seja qual for o nível de dificuldade. No novo episódio dos vídeo-treinadores da Escolinha do Figo, o Figo e a sua equipa voltam a preparar mais um vídeo-treino para exercitar o talento dos pequenos atletas. 

No quinto episódio destes treinos, indicados para maiores de seis anos, os vídeo-treinadores André e Filipe ensinam a realizar deslocamentos laterais com recurso a meias de treino. Não tem este equipamento? As meias desemparelhadas também servem. O importante é que se divirtam e desfrutem.