Eslovénia, um país em lua-de-mel com as abelhas

Com 200 mil colmeias e 10 mil apicultores, a Eslovénia tem uma forte paixão pela abelha-carnica e foi a grande responsável pela proclamação do Dia Mundial da Abelha, que se celebra a 20 de Maio.

Foto
Jost Gantar

A Eslovénia é um dos berços da apicultura na Europa, com uma história que remonta às primeiras tribos eslavas que, uma vez consumada a retirada dos lombardos para Itália, se estabeleceram nesta região alpina, entre os séculos VI e VIII. Sabe-se que os antecessores dos eslovenos, aqueles que fundaram, no actual território da Caríntia, o ducado independente de Carantânia, já nessa altura forneciam mel aos mosteiros, às igrejas e mesmo a lugares mais distantes da Europa do Norte e ocidental, beneficiando das condições climáticas e da diversidade da paisagem para instalarem e desenvolverem apiários individuais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção