Imprensa

Soares: as notícias do regresso do exílio

A Capital Hemeroteca Digital
Fotogaleria
A Capital Hemeroteca Digital

A Hemeroteca Municipal de Lisboa disponibilza uma selecção de diferentes publicações que noticiaram momentos decisivos do percurso político de Mário Soares e da história colectiva do país. Entre os momentos seleccionados estão o regresso do exílio em Paris, com a chegada à estação de Santa Apolónia, a 28 de Abril de 1974, no denominado "comboio da liberdade". Ou ainda a reunião com o general António de Spínola, então Presidente da República, no palácio da Cova da Moura, também na capital, noticiado no Jornal de Notícias do dia 29 de Abril.

A chegada a Lisboa, noticiada pelo diário A Capital, dá conta de que o líder do PS foi "abraçado pela multidão". A reunião de Mário Soares com o ex-Presidente da República António de Spínola no palácio da Cova da Moura foi noticiado, entre outros, pelo Diário Popular, mas também pelo jornal O Século, ambos com destaque na primeira página. O Jornal de Notícias de 29 de Abril de 1974 noticia na 1.º página a chegada de Mário Soares e a reunião com o general Spínola. 
O jornal assinala na fotografia, com um círculo, o rosto de Mário Soares, dando conta de que este foi "recebido em apoteose", e afirma que "a manifestação prolongou-se até ao Palácio da Cova da Moura", onde "conferenciou durante meia hora" com Spínola.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, Mário Soares regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

A Capital
A Capital Hemeroteca Digital
A Capital
A Capital Hemeroteca Digital
Diário Popular
Diário Popular Hemeroteca Digital
Diário Popular
Diário Popular Hemeroteca Digital
Jornal de Notícias
Jornal de Notícias Hemeroteca Digital
Jornal de Notícias
Jornal de Notícias Hemeroteca Digital